Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

31.5.05

Dia Mundial sem Tabaco

Marlene Dietrich
Posted by Hello
Hj comemorou-se mais um dia de alguma coisa, que considero importante:
"... assinala-se mais um Dia Mundial sem Tabaco. Uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que, este ano, propõe como enfoque o papel dos profissionais de saúde no combate ao que diz ser um problema de saúde pública. Em comunicado, a OMS salienta a “posição excelente” de todos aqueles que trabalham na área da saúde, “que lhes permite ter um papel proeminente no controlo do tabaco”. Para chamar a atenção para a epidemia tabágica, responsável por milhões de vítimas em todo o Mundo, vários países realizam iniciativas. Portugal é um deles, com actividades de Norte a Sul
." - In Correio da Manhã
Ao que parece, na Suíça estão a fazer-se testes para uma vacina que combaterá a dependência da Nicotina.
Apesar de não-fumadora não sou fundamentalista em relação ao tabaco, mas pela minha parte acho fantástica a proibição de fumar em restaurantes (já não digo em espaços públicos no geral); confesso que me incomoda de sobremaneira estar a comer e o fumo do tabaco alheio estar a vir-me para os olhos, o nariz e a boca... Argh!!!
Mas há que admitir que o tabaco tem o seu lado rebelde e sensual. Reparem-se bem nessa foto da fabulosa Marlene. Fantástica, não?
Beijos, M.

Instituto Culinário Vaqueiro

Estou sem tempo nem cabeça para escrever hj... Detesto estas minhas brancas criativas. ;oD
Estou de volta das "computadoragens" a tentar chegar mais além no mundo das páginas de internet, dos e.mails de maior capacidade e de todos os pormenores inerentes a estes bicharecos metálicos. E ainda para mais, descobri que perdi todos os comentários que tinha antes de ter mudado o servidor de comentários (ou lá o que seja...). :o(
Lembrei-me de fazer um bocado de publicidade gratuita e de aconselhar quem cá passa a ir fazer um (ou vários) divertido cursinho de cozinha, patrocinado pelo saudoso (para alguns) Instituto Culinário Vaqueiro. Grandes vantagens: ficar com umas noções engraçadas de culinária, ganhar um avental todo fashion, passar uns momentos divertidos e agradáveis e os cursos serem ministrados pelo mano!!!! Hihihi.
Para mais informações é só ir aqui.
Bons pratos a todos!
Beijos e abraços, M.

29.5.05

Regressada...

Lisboa - By Marta
Posted by Hello
... de um fim-de-semana em passeio, a fazer de cicerone "nesta Lisboa que eu amo".
Sexta-feira foi noite de Bairro Alto; jantar e fados na Adega do Ribatejo. Ah! As saudades que eu tinha daquele sítio, com o sr. Luís, personagem que, fazendo parte da "prata da casa", canta fado de forma atirada, diz boa noite e agradece em todas as línguas (incluindo japonês) e se apresenta dizendo: "Good evening, name is Luís [qq coisa, q agora n me lembro], portuguese Pavarotti d'Ajuda!". :oDDD Mto divertido! Seguiu-se uma passeata ao miradouro de São Pedro de Alcântara, ao Chiado e depois à colina oposta, pela Baixa até ao Miradouro da Graça. A noite terminou mto bem na ZONA DOCA (que para grande pena minha só existe nas Docas... :o( ), com um maravilhoso (crepe) norueguês.
O Sábado foi passeio; de manhã, "Belém quarters": Jerónimos, Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos seguindo depois para a zona costeira até à Ericeira. Peixinho grelhado frente ao mar... À noite, cafézinho simpático no Linha d'Água.
E como o melhor pode sempre ficar para último, hj dedicou-se o dia à zona antiga da cidade. Por isso, nada melhor que uma passagem pelo Castelo, de onde se tem uma das melhores vistas de Lisboa. Como a tarde ia terminar na Gare do Oriente, nada melhor do que um passeio pelo Parque das Nações e um almoço com direito a vista rio e músiquinha ambiente. ;o)
Mission acomplished, penso eu de que...
O mano P. apareceu aqui por casa para vir buscar umas coisitas. Já não o via há algum tempo. Acabámos por ir jantar qq coisa rápida. Quem nos viu e quem nos vê. ;o)
Beijos, M.

27.5.05

"Isto é um Bairro..."

"... não se passa nada; à noite canta-se um fado e fica tudo alividado..."
Isto até podia ser uma filosofia para o sítio onde moro, não fosse o facto de não ser um bairro e de não se cantar cá o fado. O único "chinfrim" que acontece de vez em quando é o de um maldito "tascum" (que não tem outro nome), condenado desde a primeira gerência (e olhem que já lá vão umas quantas, cada uma pior do que a outra). Hoje foi dia de grande actividade e agitação, qual filme americano; ele foi polícias, ele foi bombeiros (carro cheio), ele foi ambulâncias. A única diferença é que o desfecho foi uma incógnita.
Eu e a mãe C. (mais a restante vizinhança desocupada) bem estivemos de camarote a ver atentamente a agitação que ia num prédio em frente ao meu, a fazermos grandes filmes e a rirmos das nossas próprias parvoíces. As forças [polícia, bombeiros, inem] haviam sido chamadas ao local pela gerente actual do tascum (personagem mto peculiar) a qual não conseguiamos associar a ninguém que morasse no prédio. Lançada a calhandrice foi um fartote de mandar palpites hipotéticos acerca do que se estava a passar. No fim, passadas 3 horas de curiosidade, foram-se todos embora rumo aos seus postos sem ninguém aparentemente ferido, doente, de cadeira de rodas ou em overdose (mtas das hipóteses apontadas por nós!)...
Que feriado agitado... :oDDDDD
Ah! A auto-estima andou toda a noite fora. Voltou hj, a meio da manhã. Galdéria. ;o)
M.

25.5.05

Auto-Estima...

... aqui por estas bandas hoje está em falta. Não sei onde foi essa grande maluca, que saiu de manhã e até agora não voltou... :o(
Hoje "não acordei para amar".
Amanhã é feriado; pode ser que melhore...
M.

24.5.05

Buracão

Buracão
Posted by Hello
Eu já tinha ouvido falar na Buracona (para os menos atentos, é uma cratera visitável localizada na ilha do Sal, em Cabo Verde, que enche e vaza consoantes as marés, formando uma piscina natural) e também sabia que o país ia de mal a pior no que toca à sua governação. Agora, o que eu não estava à espera era que o "buraco" estivesse tão copioso...
Como quem sempre "paga as favas" é o povão toca a "levar a estalada": aumento do I.V.A. de 19 para 21% (que apesar de não-oficial é mais que certo) e mai'nada!!! Isto, para os bens de consumo de todos os dias e que são os acessíveis a uma camada mais abrangente da população, pq depois os bens de elite (cigarrilhas, charutos...) têm a I.V.A. a 12%... Ah! Pois é! Caríssimos larguem o tabaco e passem para as cigarrilhas; sai-lhes mais barato e ainda fazem um figuraço!!!
Com este Buracão, que dias virão?!? (Até versejei...)
M.

23.5.05

Conquista

O que sabe bem ao ego ser mimado e apaparicado; sentir-se querido com os afagos subtis (ou não) da conquista, especialmente qd é perceptível que as palavras são escolhidas com a perspicácia de quem, atento aos pormenores de todos os dias, começa a perceber-nos os desejos.
"Quero ser o teu amigo,
Nem demais e nem de menos...
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te como próximo, sem medida...
E ficar sempre na tua vida
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade,
Sem jamais te sufocar,
Sem forçar a tua vontade.
Sem falar quando for a hora de calar
E sem calar quando for a hora de falar.
Nem ausente nem presente por demais...
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo,
Mas confesso:É tão difícil aprender...
Por isso, eu te peço paciência.
Vou encher este teu rosto
De alegrias, lembranças...
Dá-nos tempo
De acertar as nossas distâncias."
Fernando Pessoa
É assim a conquista; ao mesmo tempo provocadora e tímida, vai ganhado aos poucos mais um bocadinho de espaço na vida de cada um, quase como um jogo de RISCO (mas ausente da sensação de poder). :o)
E eu também mereço ser mimada... Obgda.
M.

Glorioso

E até para mim que sou uma nulidade em futebol, o momento alto deste Domingo foi o Glorioso tornar-se campeão, após 11 anos (acho...) e, ainda para mais no estádio do Bessa... Até os "comuemos, carago!!!"
Aí está o povão em massa no pobre Marquês, que deve dar voltas na tumba com tanta gente a encavalitar-se nele; "... são papoilas saltitantes...".
Tarde de bricolage. Se não me der bem no Turismo já sei que posso bem abrir um negócio próprio de placards, ementas e marcadores de mesas para casamentos e/ou outros eventos!!! Estas mãozinhas... ;o)
M.
P.s. - Parabéns à Martita Chorão

21.5.05

Amor em jeito de Fantasia

The Big Fish
Posted by Hello
Um dos melhores filmes que vi ultimamente; vi-o no cinema e hj apeteceu-me revê-lo. Mais uma vez, o amor visto de forma fantástica e apaixonante.
E volta a fazer-nos pensar na velha questão da dificuldade na manifestação de sentimentos, de carinho, seja qual for o laço parental. Tudo o que percebemos que ficou por dizer, quando de repente as pessoas que nos habitam o coração e a alma já cá não estão; ou tudo o que de repente queremos dizer no tempo que é já é curto para tantas palavras.
Amei.
A noite foi de mimos, em casa do N. e da Nô.
M.

20.5.05

O Mundo Mágico das Pastas

Fim-de-semana à porta e mais um dia de estragação! Os meus amigos mimam-me muito!
Hj foi noite de ir jantar com o H. e a A.. O H. fez lasagna para as meninas; ficou tãoooooooo FAN-TÁS-TI-CA que comemos que nem uns abades.
Depois há queixumes, mas eu adoro este mundo da comida italiana: pizzas, pastas, massas.... Humm.
M.

19.5.05

Fogareiros - Uma raça surreal

Eu tenho cá uma sina com "fogareiros", que às vezes acho que "olho gordo"... Xiça! Hj depois de uma manobra mal feita de um e consequente buzinadela minha (que eu sou uma "fangia" do alcatrão), não é que o fulano pára o táxi num semáforo, cliente dentro do carro e sai para refilar comigo, ainda para mais, sem razão?!?!?!?!??!?! Oh meus amigos!!! Tive que gritar mais alto do que ele! Oh espécime surreal...
Fui jantar com os meus queridos Bébé (hihihihihi :oD) e E. e alertá-los para o tipo de "prendinhas" que não devem mandar fazer para o casório (nunca entendi a mania de dar prendinhas q não servem p/ coisa nenhuma...). Foi mto bom! Ri como sempre até me doerem os malares. O Bébé "é um giro". ;o)
Recebi um telefonema inesperado. Hum... "Algo de estranho se passa, no reino da Dinamarca...". Começa a ser demasiado frequente...
Para compensar disseram-me uma coisa hj que me deixou cheia de brilhos. :o)
Beijos, M.

A Entrega

Mtas vezes passamos momentos da vida em que mtos pedaços de tempo se inundam de vontades; vontades que nem sempre depende de nós concretizar. E vamos andando, às vezes sofridos como se carregassemos o mundo às costas (viva o dramalhão!).
Se estamos sós e queremos voltar a ser felizes numa nova relação (porque suponho que se pode ser feliz com outras coisas que preencham de igual forma a vida, não sei bem...), sonhamos com o momento em que, sem mas nem porquê, nos vai aparecer de onde menos esperamos, alguém que nos encha a vida de cores (primárias e/ou secundárias). E a vida vai seguindo, com salpicos de uma série de coisas que nos vão enchendo o peito. E os amigos... fazem as histórias dos momentos, são fantásticos, não se consegue viver sem, transportamos para eles toda a energia, as alegrias, os choros, os medos e as incertezas, ao mesmo tempo que bebemos deles tudo o que nos dão ou que conseguimos reter, qual corpo ressacado. Mas não chega. Nunca chega...
E um dia de onde menos se espera, começamos a perceber pistas do que pode ser o que procurávamos. Não ligamos mto, achamos q é ilusão ou algum deslumbramento, apesar de as coisas se irem clarificando mais e mais. Resistimos. Tentamo-nos convencer de que nascemos para sofrer e não nos permitimos a entrega ao que poderá ser uma possível história (ainda que com princípio, meio e fim...) de coisas boas.
A entrega... A entrega às vezes ganha no meu pensamento a forma de um pântano de areias movediças com vida própria; olhos e boca de sorriso rasgado, de braços abertos, aliciante mas assustadora...
Depois acontece, mas nunca é a 100%. Parte é sempre salvaguardada em nós até que quem recebe seja suficientemente paciente e obstinado para se lançar numa viagem de conquista pelo que falta; assim uma espécie de Don Quixote. Às vezes calha que nos saia na rifa o fiel escudeiro, com burro e pança e tudo... ;o)
M.

17.5.05

A Saga do "Mêtrô"

O meu mobile já tem o curativo feito. Cheguei a casa para encontrar o coitadinho no pós-operatório, a recuperar lentamente, todo emplastrado... :o( Mas pronto, mais umas horas e está pronto a receber alta.
Hoje fui de transportes públicos (entenda-se metro) para o trabalho. Q aventura; pude relembrar pq é que é tão confortável andar de carro. Gosto mto de apertões, mas qd e com quem quero... Irra, metro em hora de ponta é de fugir. Fui literalmente entalada em três frentes: de um lado uma miúda nova dita "normal", de outro, um senhor de 40 e mtos anos que teve o bom senso de ir de costas p/ mim e, por último, uma senhora com um problema de locomoção, com uma mochila gigante pendurada para a frente, usada como arma de arremesso, que parecia um carro de assalto. Lá consegui chegar ao Areeiro, um pouco atrasada mas sã e salva.
Acabei de chegar de mais uma sessão de risota geral com a minha querida Gi. Já estava com saudades. Fomos ao Galeto tomar um gingerale e pôr novidades em dia; "girls talk"... Temos casório para o próximo Abril. Hihihi.
Beijos, M.

16.5.05

Martão Mobile

"- Sai um vidro traseiro do carro por 200,00 € para a menina Marques, fáxavôri!!!".
Era o que me apetecia; ir para uma feira tipo a de Cascais (Carcavelos já está demodé :oD), mas para peças de carros em vez de roupa, e regatear o preço de um vidro traseiro para a bagageira do meu MartãoMobile (que ainda por cima é o mais caro; tem a resistência...). Irra, que dói!!!
Enfim, não vale a pena atirar-me para o chão nem espernear. 'Tá feito, 'tá feito...
'Tadinho do meu menino, com uma ferida grande na traseira (oops). O que vale é que o pai M. já lhe fez um curativo provisório. 5ª feira deve ir ao médico fazer o curativo como deve ser. :o(
Bjs, M.

15.5.05

Sexta-Feira 13 Fora de Horas

"... Por ruelas e calçadas, da Ribeira até à Foz, por pedras sujas e gastas e lampiões tristes e sós...".
Foi por este cenário que me passei no fim-de-semana que, apesar de chuvoso foi de permanente "laréu". Ele foi Leça da Palmeira, Matosinhos, Leixões, Foz, etc.. A emoção de um "carago" no fim de cada frase, de tomar café no Majestic, de andar na "BCI" (;oD) ou de ir ao cinema AMC no Arrábida Shopping (vi o "Reino dos Céus", que diziam ser um épico mais grandioso que o Gladiador. Não achei.). Até o SLB vs SCP eu vi, rodeada de locais (o que lhe conferiu um gostinho ainda melhor. :o)). Nem a típica Francesinha me escapou, apesar de provavelmente não me apanharem a comer mais nenhuma; esqueci-me de a pedir sem molho (que no fundo é o segredo da "coisa") e no fim do jantar fiquei com os lábios a parecer um cú de burra com um ataque de hemorroidal. Maldito picante. :oD
O Porto é uma cidade de encantos, de facto. A companhia foi fantástica (obrigada!)...
Apesar de tudo, parece que a minha sexta-feira 13 resolveu acontecer hoje! Houve uma mudança de planos que estragou um final em beleza deste fim-de-semana e acabei por regressar a Lisboa mais cedo do que o previsto (e ainda tive que pagar para modificar o bilhete de combóio). Foi uma lufa-lufa entre troca de bilhetes, check-out do hotel e corrida para a estação de Campanhã. Não bastando, cheguei a Lisboa para assistir ao bonito espectáculo de ver o meu carro com o vidro da bagageira partido em mil bocadinhos minúsculos, qual pirex. Suponho que foi qq acidente (talvez uma pedra) e não um assalto, pq não falta nada (tb não tinha nada pra roubar, mas...). Enfim, cheguei a casa um bocadinho "abananada" e inquieta.
Preciso de uma boa noite de sono.
Beijo, M.

13.5.05

"Inbicta"

Estou de debandada, nesta 6ª feira 13 protegida (me parece) por Nª Sra. de Fátima.
Vou até à "Inbicta", conhecer-lhe os encantos, quiçá entupir-me de "Frâncesinhas"...
Volto na segunda-feira. Vá lá, não fiquem assim! Não há motivos para se atirarem para o chão nem para fazerem birras dessa forma. Afinal, são só três dias. ;o)
Beijo, beijo, M.

12.5.05

Mais Bébés

Cegonha
Posted by Hello
Isto agora é um fartote. A primavera anda a mostrar os seus frutos... muitas das minhas amigas resolveram programar, estar à espera de ou ter bébés!!! Que alegria! Sobrinhos emprestados é o que não vão faltar. Isso é que vai ser fazer lavoures até ficar com o indicador furado de um lado ao outro... :o)
A Sílvia, minha amiga desde a escola preparatória, telefonou-me hoje a dar a boa-nova. Está com uma sementinha de três meses, radiante mas a mesma Sílvia de sempre! A minha Chia, de quem tenho muitas saudades, pq se antigamente eramos vizinhas e o contacto era mais regular, a S. mudou-se para terra de Campinos (para voltar à origem) e agora está mais longe... Um dia destes vou visitá-la!
Uma mesquinhez do passado (que pelo vistos se arrasta pelo futuro) inquietou-me hoje. Bem sei que devia passar por cima de toda a "salganhada" e garotice, que já sei de trás para a frente, mas melindrei-me e descontrolei-me e irritei-me por isso. Custa-me, por um lado, largar o que já foi uma amizade grande que se ofendeu e acabou e por outro aceitar sem estrebuchar alguns sapos, por falta de oportunidade certa para dizer um par de verdades a quem precisa!
Adiante! Estou de fim-de-semana. Vou sair de Lisboa por uns dias, mas conto ainda passar por cá amanhã, nem que seja de fugida...
Bacci, M.

11.5.05

No News

Ontem escrevi demais, por isso e para me redimir, hj escrevo um post simples, ao jeito do que foi o meu dia.
Almoço com o J. que, para não variar, se fartou de "gozar" comigo! Está feita a denúncia pública... Ah! E tenho a dizer que aquela meloa tinha vida própria!!!
Ivo Ferreira, o moço do "haxe" que ficou detidos nos E.A.U. foi hoje liberto após pedido de clemência.
E o meu fim-de-semana começa amanhã! Tão bom que é o "dolce fare niente"...
Saudades das minhas pessoas.
Beijos, M.
P.S. - Continuo invejosa de outros blogs que vejo por aqui que até música têm. Does anybody help me, please???

Ridiculamente Hilariante

Eu sei que é terrível, mas é terrivelmente bom dizer mal das pessoas (vulgo "cortar na casaca"), especialmente quando temos o alvo perfeito e quando o tipo de chacota não influencia negativamente o modus vivendum do chacoteado. Até porque, se é "cortar na casaca" é falar nas costas para regozijo próprio! Quero eu dizer, arranjando desculpas para esta minha atitude menos bonita, que ninguém se melindra.
Pronto, cá está uma confissão escrita de uma má atitude, eu sei. Mas desafio: "quem tem telhados de vidro, que atire a primeira pedra" (mas com jeitinho, boa?).
E esta conversa tem uma razão de ser; hj lembrei-me de uma pessoa que conheci há uns anos, quando andava na faculdade. Era aquilo a que podemos chamar "um cromo dos mais difíceis", daqueles que nem sequer conseguimos arranjar nos pacotes de batata frita. E era de tal forma surreal que nos demos (e digo "nos" pq há cúmplices nesta história...) ao trabalho de fazer uma lista das bacoradas que tal gente dizia, fosse nas aulas, alto e bom som, fosse em visitas de estudo pedagógicas. E claro está, aproveitando que já me justifiquei perante atitude tão feia, tenho que descrever alguns dos episódios mais hilariantes de tal pessoa. Vou, no entanto, escusar-me a dizer o nome desta personagem tão ao estilo dos "malucos do riso" e tratá-la por PESSOA.
Certa aula de Francês, falavamos acerca de monumentos e dos diversos estilos arquitectónicos, quando a professora puxando-nos pela língua, perguntou acerca de determinada característica do estilo muçulmano. A PESSOA, num quase histerismo e de dedo no ar, gritava (numa sala com 20 e tantas pessoas): "Eu sei professora, eu sei. São Minetes. Minetes!!!" (para q se esclareça, era Minaretes, de que se falava). Ficámos todos com o queixo nos joelhos a olhá-la...
De uma outra vez, numa aula de Economia (isso é que era pontaria) falávamos da Pirâmide de Maslow (tb conhecida como "das necessidades") quando o professor deu um exemplo em jeito de piada (era fraco de humor este professor...) falando da necessidade de afirmação social, trabalhando ou como "Almeidas" da Câmara ou como Bancários (e se houver alguém que não saiba, Almeida é o nome por que são conhecidos os senhores varredores de rua, ou do lixo), começámos na galhofa e escolhemos os "Almeida". Houve gargalhada geral (incluindo a PESSOA). No fim, uma amiguinha perguntou em sussurro e com jeito naïf: "O que são Almeidas?!". O sorriso da PESSOA desvaneceu-se, o cérebro parou durante segundos e no fim exclamou: "Oh! Que disparate! Almeidas são os homens que trabalham numa obra lá na Moita!!!". Eu e os meus cúmplices ficámos estarrecidos. E sacámos a listinha de notas em menos de nada...
Mas a cereja em cima do bolo foi quando, no regresso a Lisboa vindos de uma visita de estudo, estavamos espalhados por grupinhos (que habitualmente se estabelecem por empatia natural), a falar de tudo e de nada, quando de repente os nossos ouvidos ficaram à escuta; a PESSOA preparava-se para fazer uma revelação bombástica (percebemos pelo tom de voz enfatizado) a qual jamais poderiamos perder. Ficámos a ouvir com atenção enquanto ela dizia com um ar de verdade absoluta: "Sim, porque as mulheres, hã, as mulheres não têm orgasmos múltiplos.". Nesse momento estremecemos... E a PESSOA continuou: "Não! Têm o primeiro e o que sentem a seguir SÃO CÓLICAS!". O quêêêêê?!?!?!?!?!?! :oDDDDDD.
E por hj chega de rir à custa dos outros. Mas lá que era ridiculamente hilariante, lá isso era! Bons tempos!
Bjs, M.

9.5.05

Chocolate Fantástico

Tim Burton's "Charlie and the Chocolat Factory"
Posted by Hello
Soube hj, através de um cliente de trabalho, que o novo filme de Tim Burton (cujo cartaz de apresentação eu já tinha visto há largos meses) vai estrear daqui a +/- 2 meses. O filme terá como actor principal, um dos actores fétiche de Burton - Johnny Depp.
Título Original
: Charlie and the Chocolate Factory
Classificação
: M/12
Tipo de Filme
: Fantástico
Realizador
: TIM BURTON
Data deEstreia: 28/7/2005
Pela minha parte, chocólatra me confesso!!! Aguardo ansiosa pelo doce de boca que Burton trará neste novo filme, depois de "The Big Fish".
M.

8.5.05

Temos Vencedor

** Última Hora ** Última Hora **
Estava aqui às voltas sem saber bem o que escrever quando, ao fazer zapping, parei na sessão "xpto" da Quinta das Celebridades que, pelo q pude perceber vai "admitir" novos elementos. Um não faço ideia de quem seja, outra ouvi falar qq coisa há umas semanas e, last but not least, o saudoso Tino de Rans, esse grande cromo, digo, homem também conhecido por "calceteiro-man", por ser mestre na arte da calçada, na sua amada Rans - Penafiel. É uma verdadeira raridade, esta pessoa que só num bocadinho de tempo (5 minutos) me fez rir de incredibilidade. Durante a fase de perguntas com a apresentadora, o humor prodigioso de Tino evidenciou-se:
Momento 1
JP
- "Tino... Então é do PS mas vem com uma gravata laranja? Vestido à PSD?"
TR - "O Tino não tem cor; o Tino é transparente
."...
Momento 2
JP - "... Já viu concerteza a Quinta. De quem é que gosta mais?"
TR - "Gosto mto é dos animais."...
Momento 3
JP - "... Tino, quantos anos tem?"
TR - "Tenho um."
JP - "Um?!?! Oh tino, diga lá!"
TR - "Perguntou qts anus tenho, não foi? Tenho um."...

É do melhor!!!! Aposto no Tino como vencedor absoluto deste concurso. Sou fã deste homem! Faz-me rir!!!

Bjs, M.

7.5.05

Se Tanto Me Dói

Castelo Rodrigo - By Marta
Posted by Hello
"Se tanto me dói que as coisas passem
É porque cada instante em mim foi vivo
Na busca de um bem definitivo
Em que as coisas de Amor se eternizassem."
Sophia de Mello Breyner Andresen
Se houve dias em que estas palavras de Sophia me fizeram todo o sentido possível, outros houve em q as achava dormentes ou até talvez desaparecidas. Hoje voltaram a latejar...
M.
P.s. - Um beijo de feliz aniversário à Luísa.

6.5.05

"Um palhaçeee"...

Ontem foi mais um dia de qq coisa, sobre o qual me esqueci de falar: 5ª feira da Ascenção, ou Dia da Espiga, quase esquecido não fossem os vendedores de ramos de espiga que ainda se vêem aqui e ali. Para os cristãos, comemora-se a Ascensão de Cristo e a espiga colhe-se para simbolizar a bênção dos primeiros frutos. Normalmente os ramos compõe-se c/ o malmequer, a papoila e o ramo de oliveira, que devem ser guardados ao longo de um ano; a espiga simboliza o pão, o malmequer o dinheiro, a papoila o amor e a vida, a oliveira azeite e paz, a videira o vinho e a alegria e o alecrim mta saúde e força.
Hj jantei com a minha R.; legumes com queijo gratinado, no forno, como apraz a um bom vegetariano. Depois de um vaso partido e de eu ter andado a escolher pequenas pedrinhas do meio da terra com um passador e uma colher de servir, nada melhor que um prato de legumes. ;o/
Depois, vimos uma comédia sarcástica o suficiente para nos fazer rir que nem tolas - Suzie Gold (ou o fétiche do prepúcio [era um filme sobre judeus]). Ainda não fartas de rir a bandeiras despregadas, vimos (eu pela primeira vez) um programa de fidelidades e infidelidades (parece que agora este formato está mto en vogue) que me deixou completamente atónita! E vimos até ao fim; namoradas que se deixavam seduzir em entrevistas de emprego, apresentadores a beijarem na boca senhoras viúvas de idade, namorados aprendizes de construtor que se envolviam com senhoras supostamente casadas nos primeiros 5 minutos de conversa... E depois o companheiro sofrido que gritava ter sido "um palhaçe; um palhaçeeee durante meses"...
Estarei eu a ficar uma oldfashion de primeira ou o programeco é mesmo do mais baixo-nível que existe?!?!
E faz hoje 32 anos que o pai M. e a mãe C. casaram, numa cerimónia simples mas tradicional. Um ano depois nascia o mano P. e três anos a seguir EU!!! Parabéns ao pais.
Bjs, M.

5.5.05

Lamechices Fundamentadas

Baby
Posted by Hello
Já aqui disse que quando escrevo "... faço-o para alguém; alguém especial que de certeza será referenciado por aqui, porque sei que haverá algum momento em que essa pessoa se evidenciará por qq que seja o motivo...". Hoje foi um dia de emoções fortes e prazenteiras, daquelas que nos enchem o corpo de sorrisos! A minha querida Nocas está grávida!!! GRÁ-VI-DA! E como se isso per si não fosse já o bastante para eu ficar deslumbrada, ainda fez questão de partilhá-lo comigo de forma amena e reconfortante. Fiquei feliz duplamente...
A N. foi mais uma daquelas boas surpresas que a vida me trouxe, da forma mais comum que existe (parece-me): através de uma amiga comum que entretanto, de podre (ou madura...), caiu da minha árvore de amizades. Ainda me lembro da noite (mais uma de festa) em que a conheci, no auditório velho da Escola Naval. Acho que a empatia foi automática. A partir daí, apesar de não termos um contacto diário, a amizade cultivou-se e cresceu; cresceu para além de outros cordões umbilicais que entretanto se cortaram. Foi uma das minhas braçadeiras de salvação e só por isso devoto-lhe parte de mim. Assisti ao casamento com o Tó, naquele dia extra-quente do ondulante "AMO-TE SUSANA. ÉS A MULHER DA MINHA VIDA!" mais lamechas e emotivo de sempre! Agora assisto à chegada deste bébé.
Nem de propósito, quando cheguei a casa e liguei a televisão, a RTP Memória estava a passar o genérico dos saudosos "OS AMIGOS DE GASPAR":
"É tão bom,
uma amizade assim. Ai, faz tão bem
saber com quem contar..."
Estou feliz, de alma cheia!
Bjs, M.

4.5.05

Templates e Borradas

Sempre que faço a minha ronda pelos blogs que costumo visitar vejo uma série de links e templates que me despertavam a curiosidade de como teriam "nascido" ali. Não descansei enquanto não consegui perceber como colocar no meu template umas mariquices. Há uns dias foi um counter; desenvencilhei-me +/-. Hoje, resolvi trocar o servidor de comentários. A coisa não correu como eu esperava, porque sou uma grandecíssima naba (tão naba que até dói!!!) nestas coisas de templates... Só faço borrada! Os comentários feitos aos meus últimos post desapareceram. Estou tão triste!!!!!!!!! 1000 Shuiffs :o( Deixo aqui as minhas desculpas públicas ao meu caríssimo JQR e ao XupaNuPipi. Se eventualmente há mais alguém de quem me tenha esquecido, desculpem. Adiante...
O meu dia começou com uma cena que me embeveceu. Ia eu "toda feita" para ir tomar o meu pequeno-almoço, qd vi uma criancinha em idade escolar que se despedia da mãe (que a teria ido levar até parte do caminho que depois a criança continuaria sozinha) ao longe, parada a olhar para trás só a dizer adeus e a mandar beijinhos com a palma da mão. A mãe respondia-lhe do fundo da rua. E ficaram as duas assim durante um bom tempo, nesta troca de mimos... Que delícia!
Mas estive mto melancólica todo o dia, angustiada, não sei explicar bem. Ao final da tarde deu-me um ataque de parvoeira tão grande que só me apetecia rir. Se a mãe C. estivesse ao pé de mim teria dito: "Tu estás a adivinhar chuva. 'Tás, 'tás!!".
Às vezes penso se transmitirei uma ideia errada acerca de mim, através do que escrevo. Espero que não!
Bjs, M.

3.5.05

A Curiosidade Matou o Gato...

O dia começou com estranheza. Recebi mto cedo uma sms de um número que não constava da minha lista de telemóvel mas que me era familiar... Como fiquei com a pulga a cirandar-me a orelha (há coisas q a tendencialmente a minha condição feminina faz despoletar... hihihihi), não descansei enquanto não descobri de quem era a msg, apesar de entretanto se ter começado a abrir uma nesga de luz na minha cabeça. Fiquei mto surpreendida. A msg era de alguém com quem não falava há mais de um ano (ligada de forma discreta a uma fase da minha vida que apesar de ter sido boa, já acabou!) e que me convidava então para um café...
Hum, "algo de estranho se passa, no reino da Dinamarca". Amanhã vou tirar "nabos da púcara"; subtilmente como apraz à minha viciante curiosidade... Bem sei que matou o gato, mas o gato tem 7 vidas. ;o)
Posso tentar acreditar que foi uma msg pura, desprovida de entrelinhas e segundas intenções, mas não consigo. "Yo no creo en las brujas, pero que las hay, hay!"
A minha querida Antónia faz hoje 2 meses. Parabéns à pikituxa.
M.

2.5.05

A Queda

Acabei de chegar do cinema. Poderia bem ter acontecido uma imensidão de coisas neste meu dia que, ainda assim, teriam sido suplantadas pelo filme que acabei de ver - A Queda - Hitler e o fim do III Reich.
Impressionante, como só poderia ser um filme que fala acerca da vida de um dos grandes ditadores do Séc. XX. Bruno Ganz, o actor que desempenha o papel de Adolf Hitler conseguiu, parece-me, um personagem mto próximo do real (pelo menos conforme o identifico).
Sempre detestei fundamentalismos de qq espécie. Impressiona-me a forma como os seguidores do nacional-socialismo nazi o idolatraram até à derrota; a ponto de sacrificarem crianças que nem cordeiros, em prol de um ideal racista. Mto perturbador...
Vou dormir. Ou tentar...
Bacci, M.

1.5.05

Dia da Mãe e do Trabalhador

Mais um Domingo, mais um dia de comemorar qualquer coisa. Desta vez junta-se o Dia Mundial do Trabalhador ao facto de hj ser o 1º Domingo de Maio e, por isso, Dia da Mãe.
Foi a 1 de Maio de 1886, em Chicago (E.U.A.), que milhares de trabalhadores se juntaram para reclamar a redução do horário de trabalho para as 8 horas diárias, numa manifestação que deveria ter sido pacífica mas que, ao contrário, provocou feridos e mortos aos quais se chamou "Mártires de Chicago". Três anos depois em Paris declarou-se o dia 1 de Maio como Dia Internacional do Trabalhador, em homenagem aos mártires.
Para o Dia da Mãe, há historiadores que associam estas comemorações a antigas festividades da Grécia antiga, por altura das Festas da Primavera em homenagem à que era considerada a Mãe dos Deuses - Rhea (mãe de Zeus e irmã de Kronos). Em Roma, a Mãe era celebrada em honra de Cybele, a mãe dos deuses romanos. Existem outras associações a este dia e, em Portugal, chegou a comemorar-se a 8 de Dezembro, dia de Nª Sra. da Conceição.
Quanto a mim, comemoro-o com a minha mãe C.. Temos os nossos momentos mas acho-a uma mulher desembaraçada, expedita e forte, mto forte. Não é nada original, mas falar de sentimentos íntimos torna-se rebuscado. Cai-se com facilidade no lugar comum...
E porque é início do mês:
"Maio ventoso faz o ano formoso."
Bjs, M.