Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

1.5.05

Dia da Mãe e do Trabalhador

Mais um Domingo, mais um dia de comemorar qualquer coisa. Desta vez junta-se o Dia Mundial do Trabalhador ao facto de hj ser o 1º Domingo de Maio e, por isso, Dia da Mãe.
Foi a 1 de Maio de 1886, em Chicago (E.U.A.), que milhares de trabalhadores se juntaram para reclamar a redução do horário de trabalho para as 8 horas diárias, numa manifestação que deveria ter sido pacífica mas que, ao contrário, provocou feridos e mortos aos quais se chamou "Mártires de Chicago". Três anos depois em Paris declarou-se o dia 1 de Maio como Dia Internacional do Trabalhador, em homenagem aos mártires.
Para o Dia da Mãe, há historiadores que associam estas comemorações a antigas festividades da Grécia antiga, por altura das Festas da Primavera em homenagem à que era considerada a Mãe dos Deuses - Rhea (mãe de Zeus e irmã de Kronos). Em Roma, a Mãe era celebrada em honra de Cybele, a mãe dos deuses romanos. Existem outras associações a este dia e, em Portugal, chegou a comemorar-se a 8 de Dezembro, dia de Nª Sra. da Conceição.
Quanto a mim, comemoro-o com a minha mãe C.. Temos os nossos momentos mas acho-a uma mulher desembaraçada, expedita e forte, mto forte. Não é nada original, mas falar de sentimentos íntimos torna-se rebuscado. Cai-se com facilidade no lugar comum...
E porque é início do mês:
"Maio ventoso faz o ano formoso."
Bjs, M.