Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

14.2.05

Catolicismo, Mitologia e Afins

Love - By Mordillo Posted by Hello
Hoje, como quase toda a gente sabe, é dia de São Valentim. Como não podia deixar de ser, fui tentar saber o porquê de se comemorar nesta data e de ser um dia dedicado aos namorados. Na minha navegação pelo imenso mundo internáutico descobri que (como grande parte das festividades) existe uma mistura de tradições pagãs e católicas.
DATA (origens prováveis):
I. Na antiga Roma, 14 de Fevereiro era um feriado dedicado à Deusa Juno, rainha dos deuses romanos, também conhecida por ser Deusa das mulheres e dos casamentos.
II. Costumava celebrar-se a 15 de Fevereiro o Lupercalia, festejo dedicado a Fauno (Pã entre os gregos), divindade que velava pela fertilidade dos campos e pela fecundidade dos rebanhos. O festival Lupercalia foi mais tarde adaptado pela Igreja Cristã, que pretendia abolir as festividades pagãs, altura em que o ritual foi “apadrinhado” por São Valentim (pq teria morrido a 14 de Fevereiro de 269 d.C.).
III. A data coincidia com o início da época de acasalamento de alguns animais.
LENDA (religião católica):
Conta a lenda que o Imperador Cláudio II, reconhecendo que os melhores soldados eram solteiros, tinha proibído os mancebos de contraírem matrimónio. Valentim fora um padre (séc. III d.C.) que casava em segredo jovens pares de namorados e, ao ser descoberto, foi preso e condenado à morte por decapitação.
OUTROS "PATROCINADORES" DO AMOR:
Cupido
- Era um miúdo romano que tinha a infeliz brincadeira de andar a tentar acertar nas pessoas com um arco e uma flecha. As suas setas significam desejo. Filho de Vénus (deusa romana do amor) e de Marte (deus da guerra). Ao que parece, apaixonou-se por uma rapariguita de espécie humana - Psique - com a qual teve uma filha - Volúpia. Tinha Dupla personalidade... Da sua história nasceram os termos:
Psique - A alma. Volúpia - Prazer sensual; deleite.
Eros
- A outra personalidade de cupido, mas desta vez sendo Grego e chamando sua mãe de Afrodite. Da sua história nasceram os termos:
Erótico - Relativo ao amor sensual; lascivo (devasso; libidinoso). Afrodisíaco - Q excita a afrodisia (exagero dos apetites sexuais).
Santo António
- Moço português, tb conhecido como "Tó Casamenteiro". E que remédio tinha ele em atender aos pedidos das solteironas deste país, já que senão o fizesse ficava de cabeça para baixo enfiado em alguma coisa até se decidir ajudar tão necessitadas senhoras.
São Gonçalo
- Tb português, da zona de Amarante, tem como tarefa encontrar noivo para as solteironas. Diz a lenda que uma mulher que tocar com alguma parte do corpo o túmulo do santo terá casamento garantido. O seu culto está ligado à fertilidade. Aconselha-se, portanto, as meninas a não se sentarem na sua campa se não fôr seu objectivo engravidar...
E por hoje é tudo.
Beijos, M.