Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

5.2.05

Apreciar ou Não Apreciar

Quantas pessoas se dizem apreciadoras de música mas, no entanto, não ouvem para além da melodia?
Dano-me um bocado com aquele pessoal que se acha "pseudo-pop-star" e tal e gosta de cantar umas "covers" e depois embrulha-se todo no Inglês e inventa palavras de sonoridade parecida à original, sem nem bem saber o que é que está a dizer enquanto canta; pessoal tipo o que se vê em castings de programas televisivos p/ criação de estrelas a martelo...
Obviamente que não sou "miss perfection" (ui, nem de longe, nem de perto!) mas tenho sempre o cuidado de, qd gosto de uma música, procurar conhecer a letra. Há letras que são poemas maravilhosos e poemas maravilhosos que dão belíssimas canções (estou a lembrar-me por exemplo do "Perdidamente" ou da "Pedra Filosofal"). Tb não estou com isto a dizer que só gosto de música boa (como se a definição de "boa" fosse igual para toda a gente), estaria a mentir descaradamente. Eu gosto de música. PONTO FINAL. Gosto de tudo o que me faça vibrar, bater o pézinho ou trautear, essa é que é a verdade!!! Mas reconheço que há um "musicól" que deixa um bocadinho a desejar. O exemplo disto que dou sempre é o da Shakira (valente vómito): "... Lucky that my breasts are small and humble, So you don't confuse them with mountains...". Desculpem??!?!?!? Bem sei que sou mto suspeita para falar na senhorita (destesto aqueles "add-libs" que a miúda faz com a vozita), mas "...Ainda bem que as minhas mamocas são pequenas e humildes para não as confundires com montanhas..." parece-me um pouco mau demais.
Uma das minhas música favoritas (por acaso acabei de ouvir) é o She, original de Charles Aznavour mas mais conhecida na versão de Elvis Costello (que casou com a Diana Krall, ainda hj estou para perceber como...). Acho-a uma das declarações de amor mais bonitas feita a uma mulher. Na minha cabeça, essa canção pode sempre ter sido escrita para mim, alguma vez que o Charles me tenha avistado por Paris (da França), tal e qual Jobim escreveu "Garota de Ipanema" para a miúda do corpo dourado do sol... :oD. Fica a última rima:
Bjs, M.