Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

19.1.05

Manias

Hoje esteve cá o mano P.. Apesar da estranheza que me possa causar (nunca fomos assim mto melosos, nem "unha com carne") as conversas têm-se revelado sempre mto agradáveis. Acredito que a diferença se note mais em mim. Acho q cresci (pois é meus amigos!)...
Sei que não sou de todo uma intelectualóide (sou uma brejeira sem cura possível), mas sempre me fascinaram as pessoas que sabem acerca das coisas, que têm interesses diferentes da grande maioria das gentes e que me trazem coisas novas, ensinando-me (in)conscientemente a melhorar de dia p/ dia. Gosto de pessoas com conteúdo (resta saber se elas tb gostam de mim [sim, tenho uma necessidade grande q as pessoas gostem de mim e me mimem. Freud explica...]).
Agrada-me ver que é dessas pessoas que me rodeio. Sou mto vaidosa de todos os meus amigos e orgulho-me mto, não só deles per si como de os ter como amigos. Tanto que não sei explicar. É por isso que aqui os referencio tantas vezes. E tomo-lhes as dores; fico triste qd estão tristes e regozijo-me com os seus sucessos. Às vezes tenho receio (vêem, vêem?! É uma patologia... :oD) de não estar à altura deles, de os desapontar... Por outro lado sinto que as minhas qualidades superam os meus defeitos (não em quantidade mas em tipo) e que os meus Amigos gostam de mim assim como sou. Afinal, "um amigo é aquele que sabe tudo a nosso respeito e mesmo assim ainda gosta de nós". E eu, tb tenho as minhas manias...
Existe um poema de Florbela Espanca com o qual a dada altura da minha vida me identifiquei, apesar de não me ter tornado uma perdida da vida :oD (Tb, qualquer pessoa com um amor platónico por um irmão, ainda por cima chamado Apeles, tem todo o direito de se sentir perdida. Quem é que a leva a mal?!?!). Com ele termino o post de hj.
Vaidade
"Sonho que sou a Poetisa eleita,
Aquela que diz tudo e tudo sabe,
Que tem a inspiração pura e perfeita,
Que reúne num verso a imensidade!
Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher o mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!
Sonho que sou Alguém cá neste mundo...
Aquela de saber vasto e profundo,
Aos pés de quem a Terra anda curvada!
E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto ando voando,
Acordo do meu sonho... E não sou nada!..."
Beijo, M.