Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

14.3.05

Fim-de-Semana (quase) Radical

Socalcos - By Marta Posted by Hello
"Long time no write" mas "no news is good news". Cá estou, de volta depois de um fim-de-semana (quase) radical a que se ficou a dever a minha ausência estes dias. Fui para o Norte em "trabalho&lazer", a convite de um operador de cruzeiros no rio Douro. O programa foi um pouco extenso e cansativo mas, ao mesmo tempo, divertidíssimo.
Levei cmg na bagagem a minha querida Rute (para além das coisas básicas de higiéne e roupa ;o)), que se mostrou uma companhia de chorar por mais. A viagem foi uma volta de montanha russa do ínicio ao fim, cheia de adrenalina e apontamentos de humor.
Começou logo com a ida para a Invicta na 6ª feira à noite, numa carreira especial tipo alfa pendular, em que tivemos como vizinhos de lugar uma família de ciganitos tipicíssima cuja a matriarca meteu conversa cmg: "São de Lisboa?" (naturalmente respondi-lhe q sim). "Hum. De Chelas?" (Desculpem?!?!?!?!?!?). :oD Chegadas ao Porto, nabas absolutas, saímos da estação de São Bento e atravessamos meia Avª dos Aliados na direcção oposta à do hotel em que íamos ficar... Enfim!
A noite compôs-se depois de nos termos instalados no hotel (onde trabalha a minha homónima portuense) e de termos saído p/ jantar (se bem que no caminho fomos assediadas rapaz sim, homem não). Depois tudo se compôs com a chegada do nosso guia privado (o mais disponível e simpático de toda a cidade) que nos levou a comer um gelado e a tomar um chá no Cais de Gaia (que está fantástico, diga-se de passagem). Volto a invocar Sérgio Godinho: "... conheço tão bem esses olhos / e nunca me enganam / o que é que aconteceu diz lá. / É que hoje fiz um amigo / e coisa mais preciosa no mundo não há!...". Obgda P.. BEIJO.
No Sábado fizemos um passeio belíssimo pelo Douro (até à Régua), serpenteando pelo rio ao sabor do percurso, por entre os socalcos e vinhedos que fazem desta paisagem património da humanidade. FAN-TÁS-TI-CO. O destino foi Figueira de Castelo Rodrigo onde, entre outras coisas, tomámos conhecimento dessa famosíssima publicação chamada "Ecos da Marofa" :oDD. Dormimos num local óptimo e requintado (turismo de habitação) onde no sábado nos falaram acerca da manutenção de uma espécie de burros em vias de extinção. As fémeas estavam todas pranhas e depressa percebemos porquê: no meio da seríssima explicação do dono da hospedaria, o burro dominador entusiasmou-se à frente das visitas e queria ali mesmo prolongar a espécie... :oD.
Domingo foi passado praticamente a andar de comboio, na linha Régua > Porto; uma viagem também mto bonita bordejando o rio. Mas a adrenalina só parou mesmo qd me vi em casa, nos meus lençóis de flanela azul... Chegámos a Campanhã com um atraso de 10 minutos que nos fez perder a ligação com Lisboa, mas embarcámos no inter-regional das 20h20 depois de quase termos sido atiradas para fora do comboio junto com as malas e de termos feito um "cross" entre as linhas, que nos deixou a "deitar os bofes pela boca"!!! Mas ainda conseguimos rir a viagem inteira com outro casal de "irmãos na luta pela ligação". No fim correu tudo bem e é um fim-de-semana Kodak: "p/ mais tarde recordar".
Bjs aos intervenientes especiais destes dias, M.