Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

2.3.05

Fortaleza em forma de gente?

Estremoz - By Rui Santos
Posted by Hello
Ontem tive uma conversa, que embora já tivesse tido vezes sem conta, me deixa sempre pensativa. Eu sou uma pessoa, digamos que, grande. Grande como?!? Grande, pronto! Desde miúda que sempre me achei a maior de todas as minhas coleguinhas do colégio, do preparatório e por aí adiante. Talvez por isso tb despertasse mais as atenções. Não por alguma coisa específica; acho que apenas pelo facto de que, qd havia maior algazarra, eu era a que o alcance visual das pessoas encontrava em primeiro lugar... Depois, em mais crescidinha (em idade, bem entendido, já que em tamanho é do que estou aqui a falar), a partir da altura em que comecei a cultivar mais os meus amigos, comecei a ser a "palhaça de serviço" nas reuniões de regabofe; eu é anedotas, eu é histórias, eu é piadas estúpidas, eu é fadunchos, o que se queira (ou talvez não...). Daí que toda a gente ache que sou sempre mto bem disposta. E sou-o, pelo menos sempre que estou com eles. A explicação é simples: sempre que estou com os meus amigos fico tão feliz e eufórica que se torna quase (quase) insuportável.
Tudo isto, aliado ao facto de que as pessoas que me estão mais próximas, acham que tenho vindo a ultrapassar algumas coisas menos boas de "forma valente" (Queriam o quê? Que eu me descabelasse, me atirasse para o chão a espernear ou me desse a "louca" e fizesse um escândalo?), faz com que às vezes me olhem como uma "pessoa forte". Serei assim uma espécie de fortaleza em forma de gente? Quererá isso dizer, que necessito de menos atenção?! De menos apoio?! Ou que tenho que estar sempre feliz? Não! Não, seria a resposta correcta. Sou humanóide, caramba!!! Apesar de tentar sempre ver as coisas de vários pontos, tenho os meus momentos vis em que chego a ter medo dos meus próprios pensamentos e desejos :oD. E quebro e choro e desespero-me e... Passa! Tudo passa, sempre, ainda que não se esqueça...
Eu sei que os meus lindos sabem q eu tb sou um ratinho. É assim uma espécie de "tu ein uone"; ao mesmo tempo a fortaleza e o ratinho que nela habita. Mas às vezes fico meio cansada de tentar ser sempre tão (aparentemente) equilibrada.
E pronto! A alma já está mais light (isto deve ser TPM. As mulheres que não têm nada em que pensar, têm necessidade de inventar "coisinhas"...).
Não podia deixar de falar na foto de hj. Foi tirada pelo R., uma pessoa com quem me cruzei por acaso e que me trouxe (e nem ele sabe como, tenho a certeza!) uma série de coisas mto boas. Falo de perspectivas, de formas de estar e de encarar as coisas, ao mesmo tempo parecidas e diferentes das minhas. E isso enriquece-nos, se soubermos filtrar a informação. Não sou fidedigna para falar dele, mas sei isto: o Rui tens uma retina mágica e sagaz... Visitem-no! Um dia quero ser uma "pro", assim como ele! ;o)
Hoje fez anos a "minha gajinha mais preferida" de sempre - a Bé. Amiga, saudades do caos dos nossos arquivos, no tempo em que eramos funcionárias públicas (tu mais que eu evidentemente!!!). ;o) Beijo "GANDI".
M.