Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

27.6.05

Martelos, Alhos Porros e Ana Jotta

Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular - Pormenor - By Marta
Posted by Hello
Estou de volta, regressada de um fim-de-semana cheio de actividade.
Primeiro, um exercício: na foto vê-se um pormenor do monumento aos heróis da guerra peninsular, na rotunda da Boavista. Pois bem, substitua-se a espada por um martelinho de São João... Voilá! Essa sou eu na 5ª feira à noite em plena zona histórica do Porto! :oD
Fui pela primeira vez aos festejos do São João do Porto. Apesar do começo de noite atribulado, com todos os restaurantes lotadíssimos, lá consegui arranjar um sítiozinho simpático e jantar com vista para o Douro e para o Cais de Gaia. Depois seguiu-se a tradicional passeata a pé, pelo meio das gentes, do alho porro e do martelinho. Confesso que, ainda na viagem, o martelo me estava já a enervar; achei que seria o meu "calcanhar de Aquiles" para a noite Sanjoanina. Ainda me recusei terminantemente a usar um, quanto mais a comprar mas, surpresa das surpresas, quando comecei a levar as primeiras marteladas não resisti; comprei um!!! :oD Depois veio a dificuldade em usá-lo... Os meus princípios não me permitiam martelar vítimas inocentes, ainda que o fizessem comigo por isso, mto timidamente, comecei por ripostar apenas quem tb me atingia. Já de martelo em riste, atravessei a ponte D. Luís para o lado de Gaia para assistir ao fogo-de-artifício. Devo dizer que não via um assim tão bonito desde o do fim-de-ano no Funchal; primeiro o do Porto e depois o de Gaia. Seguiu-se mais uma valente caminhada por entre marteladas e alhos porros. A tradição do lançamento do balão de São João é mto simpática (excepto qd eles caem em cima de um telhado antigo de madeira e incendeiam uma casa, mas... pormenores) e confere uma graça especial à noite. E este foi o grande destaque do fim-de-semana, com direito a uma regata de barcos Rabelo no Douro e a Rusgas de São João.
Para além disto, houve passeata valente, com direito a feirinha e churros com chocolate; fui de Lisboa à Praia dos Lavadores para, ao acaso obviamente, jantar no mesmo restaurante com Zé Pedro (Xutos & Pontapés). Hihihi. Podia ser pior! Ah! E se por lá passarem, vão jantar ao "Castiço", que é bem agradável.
E nestes 4 Dias ainda houve tempo para ir catrapiscar umas coisitas à capital do móvel e visitar os jardins da Fundação de Serralves, com direito à exposição de Ana Jotta "...uma das artistas mais originais e surpreendentes no contexto artístico português, revelada na década de oitenta. Esta exposição é a primeira retrospectiva dos seus trabalhos, que serão instalados na Casa de Serralves, num diálogo com as características arquitectónicas dos seus espaços, transformados pela revelação da intimidade e diversidade dos processos criativos a que a artista recorre."
Foi em grande.
Bjs, M.