Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

6.1.05

Dia de Reis

Oops
Posted by Hello
Como o meu objectivo era escrever acerca do Dia de Reis que, como todos devem saber, se comemora no dia de hoje por se acreditar que foi no dia 6 de Janeiro que os Reis Magos chegaram a Belém e poderam adorar o Menino (o que nos dias de hoje seria complicado...), resolvi pesquisar sobre o seu significado e descobri que um grp de gente sem grande coisa para fazer da vidinha (só pode ser!) a quem chamaram Sínodo (ou concílio) Anglicano, declarou há uns tempos que os Três Reis Magos (personagens bem conhecidas da nossa praça) podem mto bem ter sido mulheres!!!
Ao que parece, este concílio reconheceu a possibilidade de Gaspar, Baltazar e Melchior (ou Belchior de seu nome artístico [sim, pq estes rapazes não eram mais do que o "Trio Odemira do Deserto"]) terem sido "rainhas" (lá está, depois à noite faziam uns shows de "dragqueenagem") ao não permitir a substituição do vocábulo grego "magos" - "magi" em inglês (que deu nome às sopas instantâneas [que os 3 tb faziam uma "perninha" num restaurante de fast-food em Jerusalém]) - pelo masculino "Reis Magos". Parece que estudos recentes provaram que as traduções originais feitas por São Mateus utilizam a palavra "magos" que, na corte pérsia, significava um elemento oficial e alguém de "natureza exótica" muitas vezes associada à mulher (vê-se logo que a Quinta das Celebridades ainda não tinha ido para o ar...). Assim sendo, os três da vida airada podem mto bem ter os dias contados!
Para contrapôr, há quem diga que essa possibilidade é mto vaga uma vez que se os três homens sábios tivessem sido mulheres "... t
inham perguntado as direcções e, consequentemente, chegado a tempo, ajudado no parto do bebé, limpo o estábulo, feito uma comidinha e trazido presentes práticos como umas fraldas ou uns babygrows...". Mai'nada!!!
Beijos, M.