Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

4.1.05

(Re) Começar

Como o dia hoje não teve mto agito, não tenho grandes coisas para contar. Lembrei-me por isso, de falar acerca de (re) começos, um tema que me é mto caro e sobre o qual tenho pensado bastante nos últimos tempos. Este post baseia-se num outro (perdoem-me a falta de originalidade) de uma pessoa diferente, especial, que tive o prazer de conhecer...
Os (re)começos são-me sempre um bocado complicados. Acredito que com a idade nos vamos tornando mais exigentes em relação a imensas coisas, incluindo no que diz respeito aos outros; ao que esperar deles e das relações que com eles se estabelecem (sejam elas de que tipo forem). Mas como perceber se essa exigência não será realmente intransigência?!?! Onde fica o limite entre o aceitar os outros como eles são e, ainda assim, conviver com isso ou pensar que de facto não são o tipo de pessoas com quem queremos privar? Penso nisto mtas vezes e nem sempre chego a alguma conclusão. Às vezes parece uma luta "contra moinhos de vento"...
Depois, tal como os hábitos que se vão criando com o passar dos relacionamentos, os hábitos que se vão instalando quando se está há mto tempo sozinho tb se vão tornando difíceis de moldar, o que complica ainda mais os (re) começos. É preciso uma cabeça "mto bem resolvida" para poder estabelecer uma relação de cumplicidade capaz de ir ultrapassando os momentos menos bons. Posto isto, vou acabar a sessão de hoje (que já vai longa) com duas coisas: - Um trecho de um texto que li há já algum tempo mas achei interessante:
"Foi um processo longo e difícil, como sempre o são as aproximações entre duas pessoas habituadas as estarem sozinhas. Primeiro parece fácil, é o coração que arrasta a cabeça, a vontade de ser feliz que cala as dúvidas e os medos. Mas depois é a cabeça que trava o coração, as pequenas coisas que parecem derrotar as grandes, um sufoco inexplicável que parece instalar-se onde dantes estava a intimidade. É preciso saber passar tudo isso e conseguir chegar mais além, onde a cumplicidade - de tudo, o mais difícil de atingir - os torna verdadeiros amantes."
In Não te deixarei morrer, David Crockett - "A passagem"
Miguel Sousa Tavares
2º -
Um grande mimo para a minha querida P. (que está a precisar de mimos e merece-os por todas as vezes que aturou as minhas diálises cmg mesma...) que tal como a inicial do nome indica, é uma Pedra Preciosa que estimo muitíssimo.
Beijos, M.