Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

9.9.05

Subtileza de Mãe

Arraiolos - By Marta
Posted by Picasa
Há 3 anos atrás, quando o projecto dos meus pais já estava a tomar forma de casa, prometi que faria um tapete de arraiolos para lhes oferecer, para porem numa salinha de leitura.
Com a dedicação própria de quem faz as coisas com um gozo tremendo, escolhi com cuidado o desenho (o mais simples possível, com centro liso) e os tons - terra, que tornam mais cosy o local para onde se destina o tapete - comprei o que precisava e pus mãos ao trabalho. Fiz tanto ou tão pouco tapete naquele Inverno, que fiquei com bolhas nas pontas dos dedos. A barra ficou pronta num instante; acaba por ser o mais fácil, por estarmos constantemente a mudar o tom da linha e a fazer os contornos. Depois, veio o enchimento; à 10ª fileira consecutiva, já se deita tapete por todos os poros do corpo. Como é muito quente (tela e lãs) acabo por só fazer durante o Inverno ou quando começa o tempo mais fresco, ou seja, ainda tenho horas de tapete pela frente...
"Volta não vai" a mãe C. pergunta pelos tapetes (tenho um outro acabado que vai ser pendurado num paredão, mas para me manter fiel a mim mesma ainda falta terminar as baínhas. :op).
Há dias viemos as duas almoçar cá a casa (muito a correr como convém a quem trabalha) e eu saí mais cedo, deixando o caminho aberto à procura do que ainda está por levar. Ao fim do dia quando cheguei tinha o tapete dobradinho em cima do sofá, juntamente com o saco das lãs, tesoura e alicate, assim como quem diz "quando te quiseres entreter...".
Não consegui deixar de sorrir. Subtileza...
M.