Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

1.4.05

Santo Padre

À semelhança do que aconteceu com a morte da irmã Lúcia há uns tempos atrás, este dia hj foi um corropio com as notícias de dia inteiro acerca da saúde do Sumo pontífice, com "últimas horas" de 5 em 5 minutos ora "agravou-se" ora "está estável" ora "não há esperanças"... É sem sombra de dúvidas uma pessoa do mundo e um marco gigante na história da igreja católica.
Noite de cinema. Fui com a "Sandrine Marie" (the new theatre star) ver Birth, com Nicole Kidman. Um bocadito desconcertante. Depois fomos até ao Galeto trincar qq coisa e deitar conversa fora; a mesma de sempre mas a única que neste momento parece fazer sentido...
E mais um dia para comemorar qq coisa. Desta feita, as mentiras. Segue-se mais um fascículo (a juntar aos restantes já fornecidos anteriormente) acerca.
A "coisa" surgiu em 1564, em França, com a adopção do calendário Gregoriano. Até então o ano começava na semana entre 25 de Março e 1 de Abril (aquando do equinócio de Primavera). A partir desse novo calendário o ano passou a ter início a 1 Janeiro. Muita gente (por ignorância e conservadorismo) recusou-se a acreditar nesta alteração, tornando-se motivo de chacota dos adeptos do novo calendário, que passaram a tratá-los por “Tolos de Abril”, convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril, onde lhes pregavam toda a espécie de partidas. Uns malucos estes franceses. Digo mesmo mais: uns malucos!!!
Outra explicação: há quem lhe dite a origem no festival romano da Cerelia, que celebra a história de Proserpina (um rico nome para uma criancinha que se queira traumatizada pela vida fora). Parece que a rapariga um belo dia, colhia lírios no vale quando foi raptada por Plutão (deus romano dos infernos). A mãe Ceres (que tinha a seu cargo a Pasta da Agricultura), ficou tão atrapalhada que começou a procurá-la sem grande organização, o que a levou a resultados ZERO e a associação à mentira, à falsidade. Mais tarde o português chamou a este tipo de procedimento a “caça aos gambuzinos”, que é como quem diz, a coisa nenhuma.
Início do mês, dia de provérbio popular (que nesta "casa" brejeirice e sabedoria popular são palavras que constam no dicionário):
"Abril frio e molhado enche o celeiro e farta o gado"
Hj senti a falta...
M.