Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

3.4.05

Por Quem os Sinos Dobram?

Impressiona-me pensar como o mundo esteve de olhos postos em Roma durante os últimos dias, à espera de um anúncio de morte.
Bem sei que não devo ser original no post de hoje mas não podia passá-lo sem falar de Karol Wojtyla, o Cardeal e Arcebispo de Varsóvia que foi recebido pelo mundo com um longo momento de silêncio e um "Quem é?", aquando da sua eleição a papa em 1978. Fora o primeiro papa não-italiano em 456 anos e o primeiro polaco entre os 264 papas da história da Igreja. Faço-o pq tb eu faço parte do rol de pessoas que nutria uma simpatia especial pelo Papa João Paulo II, apesar de algumas opiniões mais conservadoras relativas às leis do catolicismo.
"... Nascido num dia de eclipse solar, a 18 de Maio de 1920, cedo órfão de toda a família, Karol Woityla já era um peregrino antes de suceder ao curto pontificado de João Paulo I. Correu a Terra rezando pela paz e pelo entendimento entre os homens. Sobreviveu, quase por milagre, a atentados e delicadas operações cirúrgicas...". Morreu hj às 21h37 (hora de Roma), depois de anos de visível sofrimento, acentuado nos últimos meses, particularmente nestes últimos 4/5 dias.
Quero acreditar na determinação que demonstrou em reinar até ao fim, "... em nome de Deus e dos homens...", por vontade própria e não por imposições inerentes ao cargo que ocupava. Certa vez, depois de ter sido questionado relativamente à sua continuação no papado apesar do sofrimento causado pela doença (Parkinson), terá dito: "Cristo tb não desceu da cruz...".
E foi assim que, por Karol Wojtyla, os sinos dobraram hoje por todos os cantos do mundo.
Mas pq a vida continua por cá e pelo resto do mundo, hj fiz as minhas extravagâncias e comprei umas coisitas para o meu "ninho" (to be...) :o)). A chuva caiu como em nenhum dia de Inverno deste ano... Venha ela!
M.