Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

22.9.05

De Volta

Pézinho - By Marta
Posted by Picasa
Ai bate bem o pé
Olarilolé com o pé direito
Ai olaré meu bem
Bate o pé também
Porque assim é que dá jeito

Deixa passar esta linda brincadeira
Que a gente vamos bailar
O bailhinho da madeira
Popular Madeirense
Cá estou eu de regresso de terras de Jardim.
A viagem foi positiva e os objectivos atingidos: uns dias de descanso fora do ambiente de todos os dias. O diário de bordo traz algumas peripécias, a começar logo no primeiro dia de viagem.
1) Com voo para as 09h00 cheguei ao aeroporto dentro do limite razoável para o check-in, depois de ter apanhado um taxista que insistiu em me levar ao aeroporto mesmo tendo outra cliente dentro do carro. A coitada da senhora, já de idade e a dirigir-se para o centro de saúde (às 07h30 da manhã), pagou metade da minha bandeirada e o resto são balelas. Depois tive que levar com as sagas de vida do fogareiro, da prima-mais-velha-que-ele-4-meses que vai casar na Austrália e do tio-quase-futebolista-profissional-não-fosse-a-lesão que tinha jogado na 2ª divisão não sei de que clube. Só comigo...
2) Voo regular a bordo do avantajado Luís Vaz de Camões, com aterragem perfeita no Funchal e com direito à voltinha da praxe para aterrar no sentido Funchal > Machico. Aquilo é que são mãozinhas...
3) Saiu-nos na taluda um Toyota Yaris de matrícula ZR, o qual apelidámos de Zorro. Categoria A, entre 1000 e 1200 de cilindrada, "viu-se e desejou-se", 'tadinho. Na Madeira é tudo a subir. Sempre!
4) O clima do costume com céu nublado mas temperaturas acima dos 22ºC, ou seja, momentos de "fresquilhão" mas suor em bica. :o/ Apesar disso, nada de intimidações; piscina sempre que possível! Ganhei uma côrzinha intermédia, entre o "branco-lula" e o "quase-bronze".
5) Conheci finalmente o Jardim Botânico. Bonito. Armada aos cucos de havaiana de enfiar no dedo, ia vendo os meus pés quase carcomidos pelos milhares de lagartixas (de todos os formatos, tamanhos e cores, mas todas igualmente nojentas) que por lá se passeiam. Em compensação, as aves exóticas são um colírio.
6) Pico do Arieiro/Ruivo nem vê-los (bi-insucesso). "Forradíssimo" de tal forma, que andámos a 20 kms/h, com luzes de nevoeiro e em 4 piscas. Fomos a 1810 m. de altitude encontrar o frio, comprar rebuçados de Funcho e de Eucalipto e tirar a fotografia da praxe na placa do Pico.
7) "Estranjas" com fartura a passearem-se pela ilha. "Chenenses" nem vê-los, a não ser pontualmente um ou outro restaurante (ou as "chinesas" nos cafés cuja a origem do nome não consegui descobrir); ouvi dizer que não são mto benvindos. Em contrapartida, brasileiros é o que se queira...
8) Que sotaque maravilhoso tem aquela gente. Eu e Simonette riamos quem nem tolas sempre que perguntavamos direcções. A dada altura, no Cabo Girão, um senhor respondia a cada pergunta aqui das pecuenas com um cem porsuento, que é como quem diz certíssimo! :oD . E a comida; os felhetes de espada com banana! Hum...
9) Não me podem acusar de não ter andado quilhómetros. Fizemos aquela marginal de "fio a pavio" várias vezes. Já não se aguentava o caminho da marina. E ainda hoje já sem carro, palmilhámos a zona do Lido até a entrada do Funchal, depois para trás pela Estrada Monumental até ao alto da Ajuda e de novo até ao Lido. Ufa...
10) A pedido da minha caríssima Ritinha, consegui encontrar as benditas rosquilhas que, apesar de ser um bolinho típico, ninguém sabe o que é. Foi uma saga até achar uma pastelaria que as tivesse...
11) Como tudo o que é bom acaba depressa, hoje regressámos a Lisboa em segurança a bordo da elegante Florbela Espanca (já de cara nova), num voo catita, com entrada no território a partir da costa cerca do cabo Espichel. Que visão maravilhosa em final de tarde solarengo. Conseguimos não ser presas no aeroporto por contrabando de bolos de mel.
Saudades das minhas gentes.
Bjs, M.
Ps - Parabéns a Chia, neste aniversário em estado de graça.