Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

6.7.05

Saudade

Peugeot 404 Cabriolet - Pininfarina
Posted by Picasa
Saudade. Eu gosto desta palavra; é muito portuguesa. E não é fatalismo, a sério que não. Gosto de sentir saudades e das memórias que me fazem sorrir. Hoje foi um desses dias.
Quando ia para o trabalho, o sol matinal aquecia-me o corpo enquanto o rádio tocava umas músicas dos 80's. Para meu espanto, começou a dar "Não há nada p'ra Ninguém", do Mário Mata. Sorri e inevitavelmente lembrei-me dos tempos em que eramos miúdos (eu e o meu irmão) e iamos para a praia no 1º carro antigo que o meu pai comprou (e que temos até hoje), um Peugeot 404 Cabriolet (igual ao da foto mas "azul bébé").
Bem cedo (e quando digo isto era meeesmooo cedo), como aprazia à família tradicional portuguesa dos anos 80, saíamos de casa artilhados. Os pais levavam o "kit-cuidados": chapéu de sol, protector, toalhas e lancheira (com fruta e água fresca) e nós, levávamos atrelados os baldes, as pás, os ancinhos e o moinho de areia, que não há reino de praia sem castelo!
A cereja em cima do bolo era entrarmos naquele carro descapotável onde faziamos judiarias ao vento q nos revolvia os cabelos. E lá iamos com a cassete do Jackpot 82 (ou coisa que o valha) a tocar até Setúbal. De repente começava o Mário Mata a cantar essa música a cuja letra eu e o meu irmão achávamos muita graça. Certo é que o raio da música me traz memórias do tempo de praia!!! Boas memórias.
"... certo dia em Lagos ao passar de caminho para o parque de campismo gritei: "Ai, Toninho!
Qual não era o meu espanto que ao meu lado direito julgava estar a ver mal belisquei-me, estava feito
um parque de campismo especial de corrida para os senhores militares.
É inacreditável..."
Saudade.
M.
P.s. - E d'hoje a 15 dias, faço anos...