Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

13.7.05

Fases

Quarto Crescente
Posted by Picasa
Na tentativa de que o vento fresco desta noite afastasse um pouco o calor que está dentro de casa, sentei-me no terraço a pensar em coisa nenhuma e, por acaso olhei para a lua. Via-se muito bem hoje (estranhamente, as luzes dos prédios traseiros estavam na sua maioria apagadas). Percebi o quanto somos parecidas, já que também eu tenho fases; em que me sinto terrivelmente só, ainda que no meio de mil pessoas; em que anseio mais do que sempre voltar a estar com alguém a quem possa chamar "meu". Noutras fases não consigo já imaginar-me a partilhar alguns momentos, algumas coisas que passaram a ser apenas minhas. Parece que é uma espécie de dualidade; ao mesmo tempo, estou e não estou bem.
Lembrei-me de um poema de Cecília Meireles:
"Tenho fases, como a lua.
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.
Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.
E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu..."
Tal e qual...
Beijos, M.