Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

19.8.05

As Eiuei

Molokini - Hawaii
Posted by Picasa
(Recomendação: ler as partes entre " " com o nariz tapado, em jeito fanhoso).
Era um dos primeiros dias de aulas do 3º ano.
Nunca tinhamos tido aquela cadeira - Estruturas turísticas e Redes de Transporte - e entrámos nos "aquários" com aquela pontinha de curiosidade que se tem sempre sobre as primeiras vezes de qualquer coisa ou pessoa.
À nossa espera estava uma personagem digna dos melhores filmes de comédia; óculos na cara, um bigode farfalhudo e uma atitude atabalhoada. Estava sentado numa das mesas da frente com os pés em cima de uma cadeira e a aventura entreviu-se logo aí: o buraco na ponta do sapato revelou um semestre cheio de risotas. Mas a cereja em cima do bolo foi quando abriu pela primeira vez a boca para falar connosco... Era fanhoso, aliás fanhosíssimo; tanto ou tão pouco que querendo ou não, ao intervalo quando saímos da sala estavamos todos a falar pelo nariz (que a coisa pega-se!!!).
No meio de várias anotações, apresentação de programa, de manuais, de indicações para as frequências, etc. fomos aconselhados a ler o "canhânho", nada mais do que um molho de fotocópias handwritten pelo próprio, com tudo o que dariamos no semestre. :o)
Depois, julgo eu que para nos despertar ainda mais o bichinho das viagens, começou a falar de vários locais apelativos: Austrália, Nova Zelândia, Caraíbas... Entusiasmado com os destinos que nos apresentava, começou (já nem sequer me lembro do contexto, mas ler com o nariz tapado): "... por exemplo, o Eiuei. Para viajar para as ilhas do Eiuei...". Eu fiquei meio aparvalhada a sentir-me, por momentos, verdadeiramente ignorante da geografia mundial. Como é que eu estava no 3º ano de um curso de turismo e nunca tinha ouvido falar em Eiuei?!?!?
Percebi que não tinha sido só eu; à minha volta várias pessoas olhavam umas para as outras com expressões de interrogação. O mistério quebrou-se quando alguém percebeu que o Sr. Prof. JA estava a tentar falar-nos de um dos destinos de culto para os surfistas: o Hawaii. :oDD
O resto do semestre foram só docinhos de boca; e aulas sobre "passageiros em cadeiras de rodas" foram mais que muitas... Ah! Saudade. :oD
M.