Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

28.12.05

Introspecção

Introspecção -
Exame dos pensamentos, impressões e sentimentos próprios; Observação e análise dos processos da própria mente; Auto-exame da consciência.
Eu faço-as. Juro que faço. Nem sempre me consigo reger pelo que entendo ser correcto; na teoria interiorizo uma coisa mas na práctica ajo de outra. Mas tento.
Sou caprichosa. Sei que sim. Não vale a pena negar; nem para mim, nem para os outros. Às vezes traz-me bom, outras vezes peco por excesso. Talvez a consciencialização disso seja o primeiro passo para agir em conformidade, mas às vezes meto os pés pelas mãos. Simplesmente parece ser mais forte que eu.
Não sou cínica. Sei que não. Não consigo fingir que está tudo bem quando alguma coisa me aborrece e fico irritada, fula, triste... mesmo quando sei que não tenho razão. Admito-o e assim sendo, prefiro ficar calada e quieta. Não mo perguntem. Percebem o que quer dizer "deixa-me sossegada"? Sossegada. PONTO. Assim evito duas coisas de que não gosto: ter que mentir para não parecer ainda mais mimada ou ser desagradável despropositadamente.
"... Podias deixar de fazer da vida
um ciclo vicioso
harmonioso ao teu gesto mimado
e à palma da tua mão...."
Excerto de "Carta" - Toranja
O ano está a chegar ao fim e pronto, é isto! Começa o engenho a funcionar, devagarinho... umas vezes vai andando pelo carril, certinho; outras vezes com agitações maiores, saltam rebites.
Ou então isto é fruto do entalão que dei hoje no dedo "pai-de-todos", na janela da marquise. Maldita...
No fim, vai tudo dando certo.
M.