Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

9.11.05

Sr. Povo?

Zé Povinho
Posted by Picasa
"... Crescido, Zé Povinho correspondeu perfeitamente às esperanças que n'elle depositaram os solicitos poderes do reino. Como desenvolvimento de cabeça elle está mais ou menos como se o tivessem desmamado hontem. De musculos, porém, de epiderme e de coiro, endureceu e calejou como se quer, e, cumprindo com brio a missão que lhe cabe, elle paga e súa satisfactoriamente. De resto, dorme, resa e dá os vivas que são precisos. Um dia virá talvez em que elle mude de figura e mude tambem de nome para, em vez de se chamar Zé Povinho, se chamar simplesmente Povo. Mas muitos impostos novos, novos emprestimos, novos tratados e novos discursos correrão na ampulheta constitucional do tempo antes que chegue esse dia tempestuoso. Por tudo pois, ao resumirmos n'estes leves traços, a interessante historia de Zé Povinho, o nosso parabem cordeal a seus sabios e carinhosos paes ós Publicos Poderes."
O Sr. Povinho - Zé para os amigos - faz 130 anos. Podia fazer 70 ou 28. Até podia nascer hoje que estaria sempre bem.
E no novo outdoor pró-campanha eleitoral do avô Marocas, transformaram a esfera armilar da bandeira nacional num coração. De mau gosto.
Se o Sr. Raphael Bordallo Pinheiro fosse vivo, isso é que havia de ser zombar do estado da nação. :o)
M.