Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

31.5.06

No Sotão

Pela mão do Rui Antunes (que descobri por acaso [ou nem tanto...]) entrei (depois de muito tempo sem voltar) no sotão onde guardo as minhas memórias, as que não são palpáveis e que são só minhas.
Pé ante pé fui direitinha ao baú onde guardo os arrumos de Ferreira. Do Zêzere. Eram os verões da minha vida, aqueles em que me perguntavam onde iam ser as férias e eu dizia, feliz até ao âmago: "Vou p'ra Ferreira!".
No caixote (re)descobri as histórias de sempre; (re)descobri os lugares, as festas, as brincadeiras e, inevitavelmente, os amores. (Re)descobri as pessoas. Algumas ainda existem e o tempo não as fez ir para longe. Acabam por ser as minhas amarras áqueles momentos que fazem parte de mim; outras são apenas passagens desfocadas; outras já não existem em forma de gente mas existirão sempre arrumadas no meu baú, naquele compartimento especial que lá está. Consigo ainda imaginá-las apesar de já não serem corpo e falo delas sem que me doa.
Nas "estórias" do Rui li uma pessoa que conheço, ainda que apenas de nome. Falava sobre uma outra, que conheço de corpo e de alma. E essa, continua por aqui a povoar-me alguns bocados de tempo. Sei-lhe de alguns passos; imagino-a muitas vezes, faseadamente, e não sei bem porquê sinto-me "forte como as árvores altas", como escreveu o poeta. Interrogo-me; tenho vontade de lhe ouvir a voz outra e outra vez.
Depois, fecho a caixa devagar e, novamente de mansinho, desço do sotão. A porta, nunca a consigo fechar; fica sempre entreaberta, escolho é não me aproximar muito para não me tentar a entrar muitas vezes.
M.
PS - Hoje vou saltar a rubrica "Sweet Old 80's" porque o "raistaparta" da página dos vídeos não quer funcionar! (Praga do Pitx, de certeza...)