Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

31.1.07

Desabafos

Gosto muito do João Adelino Faria; acho-lhe piada, gosto da forma como fala, parece-me um bom profissional. Gabo-lhe o estilo; vem todo giraço na revista do Sol, de Sábado passado.
Mas, também gostava do Rádio Clube de antigamente com aquelas músicas a cheirar a mofo (ou a naftalina perfumada, para os mais cuidados).
E só por causa disso, Sweet Old 80's é hoje com Rick Astley. Lembram-se da popa? :)
"Were no strangers to love
You know the rules and so do i
A full commitment's what I'm thinking of
You wouldn't get this from any other guy

I just wanna tell you how I'm feeling
Gotta make you understand

Never gonna give you up
Never gonna let you down
Never gonna run around and desert you
Never gonna make you cry
Never gonna say goodbye
Never gonna tell a lie and hurt you

We've know each other for so long
Your heart's been aching
But you're too shy to say it
Inside we both know what's been going on
We know the game and we're gonna play it

And if you ask me how I'm feeling
Don't tell me you're too blind to see

Refrão"

Rick Astley - Never Gonna Give You Up
M.

30.1.07

A ver se a gente s'entende

Tenho lido pela blogosfera muitos textos pró SIM pela IVG; textos muito bem escritos cujas as palavras se encaixam umas nas outras, em frases perfeitas que eu gostaria de ter sabido como escrever. De todos os modos, também queria ter alguma coisa a dizer (coisa feia, a inveja!!!).
Quer-me parecer que anda por aí muita gente baralhada no que diz respeito ao propósito do referendo.
A facção NÃO argumenta com moralidade (alguma dela falsa, creio eu. Queria eu ver qual a atitude de um senhordoutoraiJesusquesemapagaluz caso a sua pérolazinhapseudoperfeitaládecasa engravidasse assim no calor primaveril do xicozéquevendalfacesalinamercearia [sem nenhum desprimor para o xicozé]. "Estioy? Estiay lá, si? Habla de la clínica Los Arcos? Pues olhe, es lo seguiente..."). Isso irrita-me.
Cada um sabe de si e terá que conviver para o resto da vida com as consequências psicológicas (e às vezes físicas) das suas atitudes. Ninguém, e repito NIN-GUÉM, faz um aborto como se fizesse Ctrl-Alt-Del para terminar um programa que não responde.
Quem, pelos seus valores mais arraigados, jura a pés juntos já com o fio de ranhoca a escorrer-lhe pelo nariz, que nunca faria um aborto, continua a ser livre de optar por não o fazer e até por não se dar com gente desse calibre que é capaz de tal façanha.
Não se deve é "cortar as pernas" a quem, por motivos pessoais que só a si dizem respeito, resolve enfrentar uma situação dolorosa como essa. Deve sim permitir-se que quem toma essa decisão o possa fazer sem ir parar à prisão (até porque as cadeias saem caro, são pagas pelos contribuintes e quem lá deve estar anda por aí a gozar ao sol de Inverno) e com as condições de saúde necessárias a uma recuperação o menos traumática possível.
A questão não é moral. É, quanto mais não seja, de saúde pública.
Entenda-se o seguinte: ser a favor da despenalização do aborto não é o mesmo que ser a favor do aborto. Ok?!?!?!?!?!

Vamos lá ver se a gente s'entende.
M.

29.1.07

I Wonder

Interrogo-me (mais uma das milhentas vezes em que o faço) porque será que, de há uns tempos a esta parte, há sempre trânsito acumulado no túnel do Areeiro?
I wonder why...
M.

28.1.07

Na Noite

Envolvi no meu abraço a tua susceptibilidade.
Nunca imaginei que daí nascesse a calma.
M.

26.1.07

Rescaldo

Em 2 dias de feira: dores de pernas (muitas), dores de costas (igualmente muitas), um calo, cabeça azamboada e quilos de pó nestas narinas bonitinhas que mamãe e papai fizeram o favor de me dar.
O bom, no meio disso, é saber que a chegada do fim do dia significa a chegada de um conforto em forma de gente, equivalente a um package de tratamento revitalizante num qualquer spa da cidade. :)
Ah!
M.

25.1.07

Repiquem os Sinos...

"Pure" - Brooke - By Anne Geddes

... a Trindade está formada. Santíssima. Sagrada.
Hoje, tenho um sorriso do dobro da cara. :)
Enquanto rompia a madrugada, a Maria chegou.
Parabéns amigos. Cá estou em standing ovation, como sempre, ansiosa por vê-la e poder sentir-lhe o cheirinho; ver-lhe as bochechas e aquele nariz de mãe.
Love all three of you.
****
Para ti, minha querida Pat. um beijo de feliz aniversário assim em jeito de grande sacola, cheia de coisas boas lá dentro. Muitas saudades. Apesar da ausência (da minha, bem sei!) sinto-vos perto. Sempre.
M.

23.1.07

Eu Vou!

Em jeito de "Rock In Rio":
Falta 1 Dia. E eu, claro está, vou!

M.

22.1.07

É a Desgraça...

Se há semanas que nos desgraçam e mandam por terra todo e qualquer controle alimentar que tentemos ter, esta que começa hoje é uma delas.
Solução?! Hum... o melhor é optar por não resistir à má vida que durante 5 dias será grito de ordem, por perigo de colapso nervoso agudo.
E é gritar com as Bangles: "It's just another manic Monday..."
M.

19.1.07

Play With Me

Agarra-me com firmeza.
Compõe uma música, uma sinfonia, uma banda sonora original, se quiseres.
Toca-me.
Faz-me vibrar as cordas da alma...

Le violon d'Ingres (Kiki) 1924 - by Man Ray

M.

18.1.07

É para isto?!?

Ando um bocado passada com a história do pai adoptivo preso por 6 anos só porque teve altruísmo suficiente para amar uma criança que não é sua de sangue mas que é sua de coração, com a qual viveu os últimos 5 anos (e os primeiros 5 da vida da criança) e a quem agora vem um pai biológico - um cepo das berças que nunca na vida viu ou reconheceu a criança como sendo sua - reclamar a paternidade da mesma, só porque traz (involuntariamente) estampada na testa a módica quantia de 30 mil euros + custas processuais.
E entretanto, imagino eu, anda a pobre criancinha com a cabeça feita num molho de brócolos sem culpa absolutamente nenhuma por ter tido como pais de sangue uma pu#@ e um barrasco...
É para isto que tenho que levar com cartazes gigantes espalhados por Lisboa onde sou obrigada a ler "Os meus impostos para pagar clínicas de aborto? NÃO, obrigada"?!?!?!!!?!?!!?!
Palhaçada!
IVG - Sim! E uma política de adopção coerente e fidedigna TAMBÉM.
M.

17.1.07

Quarteto

"3, 2, 1.
Começar.
Não do início, mas em cima de destroços. De todas as contagens que já houve. Daquilo que já ruiu ou ameaça ruir. Um muro, um ideal, uma utopia. Seja o que for. Fazer um ponto da situação. Abrir o campo de batalha para mais um corpo a corpo. Outra vez. E outra vez, também, ganhar ou morrer. Abolir a Convenção de Genebra. Nesta Guerra vale tudo. Aqui não há mesa de negociações, nem cessar-fogo possível..."
Há muito tempo que não via tantas imagens de "Ginas" e "Tânias" por segundo. E a interpretação pessoal de Close e Malkovich... Do melhor! :)
M.

16.1.07

Pergunta que se Impõe

Mas alguém consegue andar a 50 km/h no túnel do Areeiro?!?!?!?!??!
Grrrrrrrrrrrrrrrrr...
M.

15.1.07

Porque sim...

"I should have known better
Than to let you go alone
It's times like these
I can't make it on my own
Wasted days, and sleepless nights
An' I can't wait to see you again

I find I spend my time
Waiting on your call
How can I tell you, babe
My back's against the wall
I need you by my side
To tell me it's alright
'Cos I don't think I can take anymore

Is this love that I'm feeling?
Is this the love that I've been searching for?
Is this love or am I dreaming?
This must be love
'Cos it's really got a hold on me
A hold on me...

I can't stop the feeling
I've been this way before
But, with you I've found the key
To open any door
I can feel my love for you
Growing stronger day by day
An' I can't wait to see you again
So I can hold you in my arms

Is this love that I'm feeling?
Is this the love that I've been searching for?
Is this Iove or am I dreaming?
This must be love
'Cos it's really got a hold on me
You really got a hold on me..."

Whitesnake - Is this love

12.1.07

Ai, ai, ai...

Tenho as supra-renais em alvoroço; há muito tempo que não me recordo de desejar tanto uma coisa.
Bom fim-de-semana.
M.

11.1.07

Lição de Ecologia

Se há coisa que me faz alguma "espécie" é assistir à separação do lixo doméstico reciclado à boca do ecoponto. Então ele não há gente (o meu avô falava assim; ainda hoje acho graça) que, ok, tem o sentido cívico de separar o lixo e de o depositar nos locais certos e, finda a tarefa, deitam o saco de plático no local errado?! é que já não é a primeira vez que vejo alguém que, depois de separar as coisinhas correctamente, fica na incógnita com o que fazer ao saco de plástico vazio e o deita ao calhas para um dos contentores? Então minha gente?!!?! Andamos a consertar de um lado e a estragar do outro?!?!?!
Vá lá ver. Embalão, Vidrão, Papelão e (não se esqueçam: "pilhas no lixo não, no") Pilhão. Ok?
M.

10.1.07

Nós...

... ou pelo menos algumas de nós, espécime feminino, fazemos parte do rol das complicadas. Não é mito. É assim e pronto.
Passamos a vida à espera do momento certo, da pessoa certa, da frase certa; sonhamos com isso acordadas ou a dormir. No carro, no trabalho, na cama (vá homens, na cozinha também ;)) e, quando surge, levantamos barreiras, construímos muros, inventamos medos (às vezes fundamentados mas exageramos muito, é certo!), ligamos o ABS e recusamo-nos a ir para o campo de batalha dos sentimentos sem cota de malha metálica, de peito aberto e sem pôr entraves...
Arre!
Mas alguém me diz se isto tem tratamento?!?!?!?
:) :) :)
M.

9.1.07

Outras Escritas

Gosto deste post aqui.
M.

8.1.07

Toma

Aproxima-te até me sentires o calor.
Chega-te. Mais perto.
Agora estende as mãos, abertas, na minha direcção.
Toma. É teu.
M.

7.1.07

Re-Post Updated

Gosto da chuva, de aconchego, de chá e torradas. Não gosto que me ralhem. Não gosto de me sentir insegura nem preterida. Gosto de namorar e de mimos. Gosto de beijos na boca. Não gosto de incoerência. Não gosto de maldade. Gosto do Verão e dos finais de dia. Gosto do pôr e do nascer do sol. Não gosto de amarelo. Gosto de azul e de vermelho. Não gosto de desarrumação. Não gosto que me desiludam. Gosto de café, do aroma e do cheiro. Não gosto de seringas nem de médicos. Gosto de dançar. Gosto de sedução. Gosto de poesia. Não gosto de lulas. Não gosto de ter medos. Não gosto que me atirem coisas à cara. Gosto que me abracem. Gosto de sussurros. Não gosto de não saber. Não gosto das dores de amor. Gosto de escrever bem português. Gosto de pessoas com personalidade. Gosto de artes plásticas e de decoração. Não gosto de ironia. Não gosto de aspirar. Não gosto de roer as unhas. Gosto de passear ao sol. Gosto de casamentos e de vestidos de noiva. Não gosto de ter mau feitio. Gosto de conhecer pessoas. Gosto de estar sozinha. Não gosto da solidão. Gosto de viajar, de países. Não gosto de suor. Não gosto que se esqueçam de mim. Gosto do toque de pele com pele. Não gosto de beijos nos pés. Gosto de Dalí e de Miró. Gosto de boas surpresas. Gosto de chorar. Não gosto de Shakira. Gosto da casa do meu irmão. Gosto de estar apaixonada. Não gosto que mexam nas minhas coisas. Não gosto de infidelidade. Gosto das minhas memórias. Gosto de cartas de amor. Não gosto de me sentir inútil nem ignorante. Não gosto da minha falta de iniciativa. Gosto de música e de cantar. Gosto de Tunas. Gosto de Fado. Não gosto de roupa enrolada. Gosto de camas esticadinhas. Gosto do que faço, de programação. Não gosto de ser contrariada. Não gosto de sentir ciúmes. Gosto do mar e da linha do horizonte. Não gosto de polvo. Gosto de jantaradas, de aniversários. Não gosto de sítios muito quietos durante muito tempo. Gosto de Lisboa. Gosto do burburinho e dos Santos Populares. Não gosto de política, nem de debates. Gosto de Bolo do Caco. Não gosto de Poncha. Gosto de coisas etnográficas e de tradições. Gosto de jogos de tabuleiro. Não gosto de mau perder. Gosto de boas conversas. Não gosto de mau humor. Gosto de humor inteligente. Gosto de cinema, televisão e teatro. Não gosto de não ter certezas. Gosto de carros antigos. Não gosto de gente burra armada em esperta. Gosto de puzzles. Gosto de pensamentos e frases feitas. Não gosto do meu corpo. Gosto dos meus olhos. Não gosto de fins de relações, quaisquer que sejam. Gosto do natal, das comidas, dos cheiros, da árvore. Gosto de papel de embrulho e de laços. Gosto de presentes. Não gosto de contradições. Não gosto de pessoas dissimuladas. Gosto de sinceridade. Não gosto de sushi. Não gosto que não me compreendam. Gosto que me queiram. Gosto das minhas pessoas. Gosto de me rir a "bandeiras despregadas". Não gosto de extremos. Gosto de meios-termos. Não gosto de pudim. Gosto de empadão de carne. Não gosto que me cobrem. Não gosto de leite quente. Não gosto de mentiras. Gosto de chocolate. Gosto de Leonor e de Afonso. Não gosto de partir loiça. Gosto de flanela de algodão. Não gosto de decepções. Gosto de lamechice assumida. Gosto de cumplicidades e partilhas. Gosto da vida.

To be continued...

M.

6.1.07

Reis e Rainhas

Eu gosto é de casa cheia. De visitas.
A "casa" do Rodrigo é pouco maior que uma bola de basquete e a minha M. está linda. Elegantérrima. O "à vontade" é o mesmo de há 16 anos. Saudades. :)
E também eu tive direito a um presente neste dia de reis. E é tão especial que me provocou uma contratura muscular... não consigo parar de sorrir.
M.

5.1.07

Do Camandro

"No seu corpo é que eu encontro
Depois do amor, o descanso
E essa paz infinita...
No seu corpo, minhas mãos
Se deslizam e se firmam
Numa curva mais bonita.

No seu corpo o meu momento
É mais perfeito
E eu sinto no seu peito
O meu coração bater
E no meio desse abraço
É que eu me amasso
E me entrego p'ra você

E continua a viagem
No meio dessa paisagem
Onde tudo me fascina
E me deixo ser levado
Por um caminho encantado
Que a natureza me ensina

E embora eu já conheça bem
Os seus caminhos
Me envolvo e sou tragado
Pelos seus carinhos
E só me encontro se me perco
No seu corpo..."

Seu Corpo (Roberto/Erasmo Carlos) - na voz de Simone
Fantástica. Há letras do camandro.
M.

4.1.07

Private Post VII

A morte, sempre que se revela mais presente da realidade de cada um, levanta sempre uma série de questões para as quais muitas vezes não há respostas, por mais considerações que tentemos tecer.
De uma certa forma, acho que o sofrimento pode ser visto como uma espécie de egoísmo (egoísmo "bom" - se é que isso faz algum sentido). No fundo, quem fica é que sente a dor da perda e tem que conviver com ela, com as memórias, com a ausência. Em determinados casos é preciso um forte sentido de abnegação para interiorizar que às vezes a partida significa alguma paz e o fim de uma fase dolorosa para quem parte. Mesmo quando a consciência disso nos assiste, é difícil largar as amarras; a esperança de que tudo possa diferente é mais teimosa que o altruísmo.
Minha querida R., já sabes, para o que me fôr possível e sempre que precisares... "me xinga e me bate. Me joga contra a parede e me chama de largartixa". :)
Um grande beijo em forma de abraço apertadinho. Só para ti.
M.

3.1.07

Land of What?!

"(...) ampla maioria de mulheres casadas - 76% - reconhece que tem fantasias com um outro homem em lugar do marido (...). (...) A sondagem revela (...) que 76% das mulheres consultadas guardam segredos para os maridos e 84% afirma que gostava de saber se o marido a engana com outras. Deste grupo, 49% admitiu que suspeitou ou chegou mesmo a apanhar o respectivo cônjuge em plena aventura extra-marital. (...) 39% afirma que se apaixona por outros homens de forma constante. (...)"
E esta?
As "amaricanas" são umas malucas, é o que é... :)
M.

2.1.07

S.T.O.M.P.

Soberbo
Transcendente
Obrigatório
Magnífico
Perfeito
Há uns anos vi-os no CCB. Amei.
Este ano voltam a Portugal e eu espero que ainda haja bilhetes.
M.

1.1.07

Em 3, 2, 1...

... Feliz 2007!
Para além da mousse de limão que me competia fazer, com a neura com que estava antes de sair de casa, decidi-me por um bolo de chocolate extra que me saiu um luxo. À nossa espera, minha e das minhas gentes, estava o ambiente de sempre. A vontade que temos da companhia uns dos outros sente-se mal entramos a porta da rua. Nem a Rosi Piqueni faltou à festa.
Este ano não houve nascer do Sol na praia de Cacilhas, mas houve karaoque verdadeiro (as músicas do primo foram as cantadas com maior fervor) e o Trivial estendeu-se até às 07h30 com as resistentes do costume.
É hábito dizer que "3 é a conta que Deus fez", mas neste caso (fora quem fez falta) "3x3 é a conta certa que Deus fez"...

(última foto mantida em disfarce por ameaça processual...)

Na margem Sul (às 8h30 da manhã) não se via um palmo à frente do nariz, mas assim que se começou a avistar Lisboa, no meu martãomobile eu estava qual D. Sebastião (O Desejado ;)) a ressurgir do nevoeiro.
A cama quente é o que me espera agora, a ver se me passa o jetlag. E a manter a tradição das passagens-de-ano anteriores, Sweet Old 80's é hoje a várias vozes.

"There comes a time, when we hear a certain call
When the world must come together as one
There are people dying
And it's time to lend a hand to life
The greatest gift of all

We can't go on pretending day by day
That someone, somewhere will soon make change
We are all a part of God's great big family
And the truth you know
Love is all we need

We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day, just you and me

Send them your heart so they'll know that someone cares
And their lives will be stronger and free.
As God has shown us by turning stones to bread
And so we all must lend a helping hand

Chorus

When you're down and out, there seems no hope at all
But if you just believe there's no way we can fall
Let us realize that a change can only come
When we stand together as one.

Chorus"
USA for Africa - We Are the World
M.