Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

30.4.06

Diário de Dois Casamentos

09h30 - Saída de Lisboa em direcção a Coimbra, especificamente à Cidreira.
12h30 - Chegada à Cidreira. Calor dos Diabos. Croquetinho e fotografias.
13h15 - Atraso de 15 minutos da praxe. Chegada a Ançã
13h30 - Capelão atrasado cerca de 1 hora.
14h15 - Início da cerimónia.
15h15 - Gi & Mané - Ançã
16h00 - Chegada à Quinta de São Luiz. Croquetinho e fotografia da praxe.
16h30 - Saída de Coimbra em direcção ao Gradil.
19h00 - Chegada à Quinta de Sant'ana. Mesmo no começo do jantar.
22h00 - Início do buffet e do musical. Dança-se como se não houvesse amanhã a som dos 80's/90's.
23h15 - Lançamento do bouquet. Vários precalços...
00h30 - Eliana & André - Gradil
01h30 - Fim de festa.
Sweet Old 80's
M.

29.4.06

Devaneios

Moro numa zona central. Talvez por isso, farto-me de ver gente (re)conhecida. Ainda agora, há coisa de 1 hora, foi o Avô Cantigas. Achei-o com ar de avô, mais do que nunca. Estarei eu própria a ficar entradota?
O dia foi cheio. Em vésperas de viagem fico sempre com receio de me esquecer de alguma coisa... Raios!
Bom, tenho que me pôr ao caminho que amanhã o dia é longo entre Coimbra e Mafra e os dois casamentos a que tenho que atender.
M.

28.4.06

Anjos?!

E quem é que diria há uns tempos atrás que me apanhariam num concerto dos Anjos?
Ah pois é!! Despois de um almocinho agradável e de uma tarde bem passada a "esplanar", lá fui eu toda lampeira até ao Coliseu dos Recreios para ouvir os manos Rosado ao vivo.
O quê?!?! Se me passei?!?! Não... Foi de borla, foi agradável, matei saudades do sr. oficial fuzileiro que regressou hoje das Áfricas e absorvi todos os mimos que a minha querida Nô me dá. Sempre. E cantei à grande e à portuguesa:
"...Oh ohoh oh ohoh oh
A vida faz-me bem!..."
Ora bem. Aaaaaah!
M.

27.4.06

Por Vezes

Acho que já por aqui escrevi isto; por vezes gostava de não ter tanto a certeza que tenho em relação a algumas coisas. Custar-me-ia tão menos.
"E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes
encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes
ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos copos encontramos
E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes por vezes ah por vezes
num segundo se envolam tantos anos."
David Mourão-Ferreira
M.

26.4.06

Infiltrações

Inside Man Posted by Picasa

Ai Spike, Spike, que cabeça! Não largues a droga não...

E Denzel, darling, que boca tão perfeitinha. E os dentes?!? Pftt.

M.

25.4.06

Venham Mais Cinco

«Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas portuguesas apelam a todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal, para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas, no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderá conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os Portugueses, o que há que evitar a todo o custo. Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos hospitais, a fim de prestar a sua eventual colaboração, que se deseja, sinceramente, desnecessária
(segue-se A Portuguesa).

Foto by Eduardo Gageiro

Para comemorar. Sempre!
M.

24.4.06

Sete

7
Sete é o número de espiritualidade. Mostra sabedoria, beleza interior e muita espiritualidade. É o número mais místico de todos, pois encerra em si o mistério. Sete cores do arco-íris. Sete notas musicais. Sete dias da semana...
O Sete tem as vibrações da Lua e está relacionado com as sete virtudes e os sete mistérios: Caridade, Esperança, Fé, Força, Justiça, Prudência, Temperança. O Sete é mágico e poderoso e corresponde aos sete graus de perfeição.
O número 4 (a terra) e o número 3 (o céu) somados totalizam o sete, que por sua vez representa a totalidade do universo em movimento, a vida moral, as três virtudes teologais - fé, esperança e caridade - e as quatro virtudes cardeais - prudência, temperança, justiça e a força.
Feliz aniversário.
Ah! E digam o que disserem, gostem, detestem ou gostem assim-assim, a música africana é muito sensual.
M.

23.4.06

A Minha Rua

O Mar

- Minha mãi que voz é aquella,
que vem das bandas do mar?
- Meu filho, é a voz da procella,
são as ondas a chorar!
- Minha mãi, porque é que choram,
se ninguém lhes foi batêr?
- Meu filho, é porque deploram
os que nellas vão morrêr!
- Porque é que o mar se lamenta
hoje e ontem, sempre assim?
- Porque encerra e representa
prantos e mágoas sem fim,
os gemidos lancinantes
que aos lábios de filhos vêm,
pranto de irmãos e de amantes,
benditos prantos de mãi!
Cândido de Figueiredo
Directo da minha rua...
M.

22.4.06

Surpresas

Há dias de supresas inesperadas, algumas boas.
Armadas de saltos altos, casaco de fecho e de toda a sensualidade que conseguimos reunir, lá fomos em bando de 8 para a aula de Pole Dancing, expectantes e cheias de vontade de que, para além das gargalhadas, pudessemos aprender alguma coisa. E não é que as coreografias sairam bem melhor do que estávamos à espera? Pode sempre ter sido do Favaios que deitámos abaixo.
Depois seguiu-se uma das cenas mais surreais a que já assisti; jantar no Mar de Sabores ao som de uma músiquinha brasileira, com rodízio acompanhado por sangria de espumante. A meio do jantar começou a dar-se uma movimentação estranha de raparigas (claramente brasileiras) a fazerem fotografias em poses "diferentes", na escadaria que existe no meio do restaurante. Em horário nobre. Depois seguiu-se um belo e fino momento com as mesmas a dançar "na boquinha da garrafa". Literalmente. Junto delas estavam os guarda-costas e o "patrão", envergando uma pastinha ao estilo executivo, que concluímos carregar os contratos de trabalho e respectivos papéis dos descontos para a segurança social. Dizemos nós... As meninas relacionavam-se de forma aberta e dada com o patrão; a cada uma que chegava, ele apalpava as mamas. Suponho que funciona mais ou menos como os cães, que cheiram o rabo uns aos outros para reconhecimento.
A noite terminou na Jezebel, a discoteca do Casino Estoril. Aspecto clean e música variada posta por um DJ giro que se farta. E gostei muito de reencontrar um antigo colega de faculdade que não via há uns 7 anos. Está igual em aspecto e simpatia. O espaço é a repetir.
M.

21.4.06

After Hours

Depois de um after hours no trabalho, estou FINALMENTE de férias.
Saw II foi o filme eleito para hoje. Confesso que a cena das agulhas é um dos meus piores pesadelos mas ainda assim, pessoalmente, gostei mais do I: mais perturbador, o suspense sempre em grande...
A pequena discussão que se seguiu não deixou de ser interessante.
Tenho ouvido, já não é de hoje, que o tempo que vai percorrendo os relacionamentos transforma o ímpeto e o desejo inicial de estar sempre perto do cheiro, do toque e do corpo do outro e dá lugar ao comodismo. Mas será verdadeiro esse papel que os homens atribuem às mulheres (generalizando, claro) de românticas inveteradas para quem o sexo não assume a mesma importância?
A ser verdade, se os homens esperam que as mulheres percebam e de alguma forma respeitem a facilidade que têm em destrinçar sexo de amor (generalizando também o conceito de amor), não podem também as mulheres esperar que eles entendam e respeitem a facilidade que elas têm em associá-los? E quem é que disse que para as mulheres amor é mais importante que sexo ou vice-versa? Não podem assumir ambos um papel relevante? É que amor sem bom sexo também não é a equação perfeita para um relacionamento de sucesso garantido.
Por outro lado, também me apercebo que os homens se queixam de alguma falta de iniciativa, de ausência de novidade mas também sei que os há, aqueles que se vêem a realizar as suas fantasias mais arrojadas fora da relação por atribuirem às mulheres com quem se relacionam oficialmente (?!) um papel puritano. Porque "há coisas que não se fazem com a nossa mulher...".
O que continuo a achar no meio disto tudo é que um relacionamento dá trabalho, um trabalho ao qual as pessoas não estão para se dar.
Afinal, em que é que ficamos?
M.

20.4.06

Miró

Nascia ao dia de hoje em 1893, em Barcelona, Joan Miró i Ferrà. Gostava de gatos, tal como eu.

Noite de conversas privadas, não próprias para um blog público.
M.

19.4.06

Alguém Ouviu Falar...

... de Pole Dancing?
É a chamada
Dança do Varão muitas vezes associada ao striptease, vá-se lá saber porquê. Há coisas levadas da breca...
Por exemplo, aqui: http://www.circulodedancadelisboa.com/
Agendado. Meeeeeeeeeeeeeedo!
M.

18.4.06

Strike a Pose

Sem querer parecer feminista com discurso do tipo as-mulheres-são-as-grandes-heroínas-do-mundo (se bem que... :p), esta grande gaita que é ficar menstruada uma vez por mês, todos os meses, durante não sei quantos meses da vida e, por isso, acordar às 6h00 da manhã e rebolar na cama de incómodo até às 8h00 sem conseguir descansar nada de jeito, é para gente rija. Tenho um sono...
E por falar em mulheres rijas, um dos meus videoclips de eleição (desculpa lá Pitx, mas isto não está em autoplay! :P):
Music Video Codes by VideoCure.com

"Beauty's where you find it

Not just where you bump and grind it

Soul is in the musical

That's where I feel so beautiful

Magical, life's a ball

So get up on the dance floor..."

M.

17.4.06

Alice no Armário

Reposta. Renovada. Melhorada.
De 18 a 29 Abril - Hospital Miguel Bombarda. É de loucos.
"Não percas a cabeça..."
A ver: http://www.teatropraga.com/
M.

16.4.06

Dar de Beber à Dor

Óbidos - By Marta
Domingo de passeata em Óbidos. Como na música da Amália, "recordações do calor e das saudades o gosto que eu vou procurar esquecer... numas ginjinhas! Pois dar de beber à dor é o melhor...".
Sem querer, cruzei-me com a exposição da Joana Vasconcelos - Toison d'Or (cuja a tradução para português vou evitar para não dar azo a piadolas brejeiras). Engraçada ela...
Exposição de Joana Vasconcelos - By Marta
M.

15.4.06

Ainda a Páscoa

Pietà - By El Greco
Posted by Picasa
Em Sábado de Aleluia confirmo uma vez mais a importância das pessoas com quem partilho a vida. E fico feliz - ficarei sempre! - com os seus sucessos e conquistas.
Ah! E gosto mais desta Pietà do que da do Mel Gibson. Que exagero de sangue...
M.

14.4.06

Crucificação

"A Crucificação era uma forma de tortura usada no Império Romano. A vítima era pendurada de braços abertos numa cruz de madeira, presa por pregos perfurantes nas mãos e pés. O peso das pernas sobrecarregava a musculatura abdominal que, cansada, se tornava incapaz de manter a respiração, matando a vítima por asfixia. Para abreviar a morte os torturadores as vezes fraturavam as pernas do condenado, removendo totalmente sua capacidade de sustentação, acelerando o processo que levava à morte. Nos momentos que precedem a morte, falar ou gritar exigia um enorme esforço."
in Wikipédia
"Ils sont fous, ces romains!"
Se fosse comigo, e pudesse eu, também ressuscitava daí a dois dias para vir ajustar umas continhas...
M.

13.4.06

Casa Cheia

Casa cheia de pessoas. As minhas.
Casa cheia de risos e saudades. De conversas.
Casa cheia de mimos e bom. De partilhas.
M.

12.4.06

Xiça!

É o que me apraz dizer. Para não soltar um valente fo@#-&§.
Gaita!
M.
PS - A Kikas é absolutamente deliciosa!

11.4.06

"E eles a darem-lhe...

... e a burra a fugir!", costumava dizer com graça um velhote da terra dos meus avós.
Hora de almoço. Intervenientes: 2 homens + 2 mulheres (isentos de laços que não os profissionais); conversa rebuscada - sexo - e pergunta que se impõe: o tamanho importa?
Mas porque raio é que os homens insistem na ideia de que GRANDE é necessariamente sinónimo de BOM?!?!
Irra, que dói!!!
Como se todas as pessoas procurassem na genitália masculina algum "fenómeno do Entroncamento"... Pfftt...
M.

10.4.06

Por Falar em Homofobia

Num dos meus filmes de eleição - As Good As It Gets.
Melvin Udall: Can I ask you a personal question?
Simon Bishop: Sure.
Melvin Udall: You ever get an erection over a woman?
Simon Bishop: Melvin...
Melvin Udall: I mean, wouldn't your life be easier if you weren't...
Simon Bishop: You consider your life easy? [pause]
Melvin Udall: All right, I give you that one.
M.

9.4.06

Ainda a Incoerência

Às vezes tento convencer-me do contrário daquilo que sinto ou penso.
E não é que às vezes consigo??
M.

8.4.06

O Drama. O Horror...

Vesuvius by Andy Warhol
Posted by Picasa
Porque isto não é só traduzir textos mas também corrigir as traduções dos outros, há que levar as coisas com a velha máxima de que "é preciso calma, descontracção e estupidez natural", especialmente num programa com 80 páginas traduzido para um português absolutamente mau.
Bem sei que não sou nenhuma Edite Estrela e que nem sempre consigo, mas esforço-me por escrever em português ausente de erros ortográficos e gramaticais. E quando faço traduções procuro não fazê-las by the letter.
Posto isto, como é que uma pessoa reage quando tem que fazer uma correcção ao seguinte (e atenção que algumas coisas do texto tais como a pontuação ou a construção de frases, já eu corrigi):
"... Excursão opcional a Nápoles e Capri. Dia completo visitando uma das zonas arqueológicas mais importantes do mundo - Pompeia - que sobreviveu parcialmente ao catolicismo provocado pela erupção do Vesúvio..."
?!?!?!
M.

7.4.06

E Viva España...

Muy señores nuestros,
El blog si encuentra cerrado por hoy. Tengo unas traduciones para hacer de castellano para portugués.
Vuelvo así que posible.
Hasta pronto y u
n saludo.
M.
Ps - Olé! (E se houver correcções a fazer ao castelhano, agradeço! :))

6.4.06

Frida

Frida Kahlo
Posted by Picasa
Tirando a fitinha cor-de-rosa e os oiros, olhando para esta foto tenho um dejà vu. Estas sobrancelhas trazem-me imediatamente à memória o brasão da família Marques, essa fina flôr da nobreza em Portugal.
Tirando a fitinha cor-de-rosa e os oiros, esta foto faz-me lembrar um ano em que experimentei de forma ténue o funcionalismo público (e não AO público, que com essa cara estava fechada numa sala no 7º e depois 11º andar).
Pois é, tirando a fitinha cor-de-rosa e os oiros, a verdade é que há uma Frida Kahlo dentro de mim, ainda que sem Rivera e (espero bem) sem tanto drama de vida.
E lá está ela no Centro, até 21 Maio.
Care to join me, anyone?
M.

5.4.06

Relaxamento

É certo que existem várias técnicas de relaxamento mas uma fórmula de sucesso é, digo-vos eu, uma boa sessão de Shiatsu.
Há muitos sítios onde se pode fazer uma sessão destas, mas eu tenho o previlégio de ter o melhor amigo de todos; para além de me conhecer muito, muito (já disse muito?) bem - e de mais umas tantas qualidades - tem umas mãos dignas de estarem cobertas por um bom seguro. Depois de ter esta peça fundamental para a sessão fica a faltar um cobertor, música relaxante e incenso de qualidade (opcional). Ah! Se houver uma pequena antipatia física também não é mau de todo. :oP
Depois de responder a um critério rigoroso (senti-me na presença de um fascizóide pertencente à PIDE), seguiu-se a sessão. E o que uma mulher aguenta de um homem: fui pressionada, estirada e até pontapeada!
O diagnóstico foi certeiro; malditos meridianos que andam frouxos. Mas também não faz mal, levaram uma coça que agora é que vão ser elas...
O pior? A lombar a ressentir-se a cada esticanço ou pressão.
O melhor? A massagem e alongamentos na cabeça e pescoço (absolutamente ma-ra-vi-lho-so! Indescritível).
Meu querido amigo, já te disse que gosti assiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmm, aos molhos?! Pois é, gosto mesmo. Obrigada. Muito.
M.

4.4.06

Incoerências

Acho que já estive mais longe de acabar com este espaço; de ficar por aqui achando que já chega.
Às vezes parece que faz sentido. Às vezes não.
Em momentos funciona como escape, noutros funciona como motor de insegurança.
Há uma necessidade viciante de agradar um hipotético público que nem é certo que exista, quando às vezes não escrevo senão para mim.
Hoje disseram-me que sou incoerente.
Alguma vez disse que não era?
M.

3.4.06

Modos

Júlio Pomar
"... É bom nadar assim
em cima do teu corpo
enquanto tu mergulhas já dentro do meu
Ambos piscinas que a nado atravessamos
de costas tu meu amor
de bruços eu..."
Mª Teresa Horta - in Modos de Amar III
M.

2.4.06

Além Tejo

Peugeot 404 - Cabriolet - Pininfarina
Posted by Picasa
Destino: Odivelas.
Seguimos, passando por Montemor-o-Novo, Santiago do Escoural e Alcáçovas. A paisagem começa a ficar linda, cheia de tremocilha e outras flores silvestres que formam tapetes magníficos de várias cores. Almoçámos em Alvito, onde provei a melhor Sericaia que alguma vez comi (apesar de não ser grande fã, estava fabulosa), com ameixa d'Elvas e tudo.
Por Évora, regressámos a Lisboa.
Na recta de Pegões peguei no carro. Apesar de uma caixa de velocidades altamente temperamental como que a pedir para ser tratada com sensibilidade, a viagem correu bem.
A Primavera é do melhor que há (excepto p/ quem sofre de renites e alergias e tudo o que é maleita inerente à época...).
M.
P.s. - Para os mais susceptíveis, é absolutamente falso que eu tenha ganho o Euromillions. OK?

1.4.06

Surreal

A History of Violence
Posted by Picasa
Acabei de chegar da sessão de cinema mais surreal a que já fui.
O filme não foi nada de transcendente: argumento fraco; cenas de violência consideráveis; cena de sexo entre o Vigo e a Maria Bello, forte. Ah! E é verdade que o Vigo tem uns belos atributos. Bom e, assim como assim, a Maria também...
A sala de cinema parecia um restaurante. Do meu lado direito, várias pessoas comiam pipocas desenfreadamente e de boca aberta como se não houvesse amanhã. Umas duas filas atrás alguém soltou um arroto que parecia uma casal boss a pegar. Ao meu lado esquerdo estava uma mulher com ar de "estranja" que não parava quieta na cadeira. A meio do filme, sacou de um estojozinho da mala e começou a dar uns "cliques" em alguma coisa. Passado um tempo, sacou de um canivete e começou a descascar uma maçã e comê-la. Acho que era diabética e que os cliques que eu ouvia eram da "caneta" que medir os níveis de açúcar. Não tenho a certeza (e tenho uma imaginação fértil). Saí do filme com um estúpido ataque de riso...
O cinema?! Hum... Foi no Alvaláxia, first (and I think last) time.
E finalmente ganhei no euromilhões. Sou excêntrica. Como tal, não vale a pena continuar com este blog porque ocuparei demasiado o tempo a gerir a minha fortuna pessoal. Obrigada a todos os que fizeram aumentar o meu counter. ;o)
"Em Abril sai o bicho do covil"
M.