Histórias

"(...) O pior que há para a sensibilidade é pensarmos nela, e não com ela. Enquanto me desconheci ridículo, pude ter sonhos em grande escala. Hoje que sei quem sou, só me restam os sonhos que delibero ter. (...)" - Fernando Pessoa

30.4.05

Rota

Rota - By Marta
Posted by Hello
A minha relação de amor com celebrações de casamentos continua. Para este ano já se agendaram dois e, porque parar é morrer, para o ano tenho mais dois, no mesmo dia... Terei que optar (com grande pena minha) por um deles, já que um será na estudantil Coimbra e o outro na sedutora Lisboa. :o( Pode ser que com um bocadinho de jeito consiga pelo menos dar um beijo cheio de bom a ambos os casais.
Hj dei graças à inteligência dos meus paizinhos por nunca terem tido a infeliz ideia de ir viver para os lados de Albarraque, Cacém, Queluz, Mem Martins ou qualquer outra zona cuja a via principal de acesso fosse o IC 19. Fui passear com a mãe C. e, imaginem, até a um Sábado existe trânsito naquele itinerário amaldiçoado. Qu'inferno!!!
Falei com a P.. Que saudades!!! Consegui ouvir o sonzinho ofegante da A. a mamar... Que coisa mais deliciosa!!!! Depois deu um espirro para a tia m. ouvir! Espero q não seja alergia a mim... :oD
Começo a ansiar voltar a ter uma vista como a que tive nesta fotografia; meter-me num comboio, ir para um destino e, ainda que por instantes, ser feliz.
"... chega aonde tu quiseres, mas goza bem a tua rota...".
M.

29.4.05

Bruchetas e Fama

Hoje foi o "pay day" mais esperado do ano: o dia último do mês dos aumentos! Pela minha parte sei q não me posso queixar, ou pelo menos não devo; calhou-me uma maquia maior do que apenas os 3% obrigatórios por lei... Menos mal.
Dia de jantarada d'OS FIXES, embora em número mto reduzido. Fez-se jus ao ditado "poucos, mas bons!", essa é que é essa. Jantámos num italiano em Santa Apolónia - CASA NOVA - carote, mas agradável. Tem umas Bruschettas (que nós pedimos como bruchetas e até agora não entendo o sorriso "malander" do empregado...) boas, boas. Depois seguiu-se o drama do costume; cada cabeça sua sentença e é mais o tempo que se perde a decidir para onde se vai terminar o resto da noite, do que aquele que gastamos a divertir-nos. Passagem p'lo Jardim do Tabaco para irmos terminar no "novo 'move' da noite Lisboeta" - FAMA.
Percebi que já não tenho estofo para ir a sítios onde me condicionam a entrada pelo que trago vestido ou pela empatia visual que se cria com quem está à porta... Parece que as pessoas se arrastam numa espécie de corredor da morte, expectantes do fim da linha; se te gostam não pagas nada, se não te gostam o consumo é de 12,00 € (ou para quem queira conversão, 2.400$00 - preciosos...), que é como quem diz "baza da praia que o pessoal não te curte". Não há pachorra mas somos flexíveis e condescendemos; o espaço é novo, podia ser que valesse a pena. Desenganem-se; uma autêntica feira de vaidades. Gente conhecida e fresca com nomes acabados em "inha", gente menos conhecida mas com aspirações, gente que sai para ver e ser vista...
Não me devem apanhar lá mtas vezes.
Bacci, M.

28.4.05

Um Fracasso

É o que melhor define o meu repto relativo às frases lamechas. Foi um fracasso. Mas não posso deixar de dar o meu obrigada aos participantes (aos DOIS participantes...). A escolha foi difícil, mas o prometido é devido, já dizia o Ruizinho Veloso.
Para a categoria de frase mais docemente lamecho-pirosa, "the prize goes to..." (rufoooooooooossssssss):
"Oi! O teu pai é um pirata?é que tu és um tesouro...", enviada por by JQR
É só uma menção honrosa; e como o sr. João Francisco não tem nenhuma homepage fica aqui apenas o meu agradecimento. Beijo. ;o)
Por ora é tudo. Estou demasiado deprimida para continuar isto por hj... ;oD
M.

27.4.05

Treckking

Sempre que dou um passo em frente, recuo dois ou três no minuto a seguir; como aqueles caranguejinhos que vemos na praia à beira d'água, que parecem querer entrar no mar a cada vaga que molha a areia mas que depois fogem dela...
Às vezes acho-me capaz de qq coisa; dentro de mim torno-me um guerreiro grego (quiçá interpretado por um qq Pitt da vida :oD). Mas tal como na lenda, percebo que tb tenho um calcanhar frágil que, a tempos, me apanha desprevenida e me aviva a memória de que ninguém é imbatível. Até Clark Kent era alérgico à kriptonite... E nestas alturas, acobardo-me; o guerreiro dá lugar a um personagem menos forte e fico assim como uma espécie de vassalo da minha própria razão... Quando estou a dar o 2º passo em frente, os meus ouvidos ficam em red alert à espera de ouvir o estalar de um ramo mais verde.
Preciso de descobrir dentro de mim o par da bota de montanha que me falta e que me permitirá percorrer a minha floresta de sonhos sem receios de que o chão me fuja debaixo dos pés...
Continua em aberto até amanhã o "1, 2, 3" das frases lamechas (gaita, digo, ROMÂNTICAS). O caríssimo "Amigo Virtual" esqueceu-se de assinar. JQR deixou o seu contributo tb valioso. Começa a tornar-se difícil, com tantos adeptos... ;o)
Beijos para as meninas e abraços para os meninos, M.

26.4.05

F(r)ases de Conquista...

... Ou piroseiras de alegrar o dia!
Surgiu hj em conversa de ocasião esta ideia para um post; frases ou ditos de pé d'orelha, do mais lamechas e romântico que há (quem quiser pode obviamente trocar "romântico" por "piroso").
Quem se atreve a dizer que nunca mandou msgs o mais côr-de-rosa possível? Daquelas ridículas, que têm na sua origem sentimentos exdrúxulos, como escreveu Pessoa? Das que lemos uma e duas vezes e rir-mos sem saber bem porquê? Do estilo "raio de sol que ilumina os meus dias" ou "meu choux com chocolate quente"... E não são deliciosas?
Pois aqui fica o repto: mandem-me msgs exemplificativas do que vos falei (para os comentários, pq aqui a naba ainda não criou uma caixinha p/ e.mails). A frase mais pirosa de sempre, digo, romântica, ganha uma menção honrosa de destaque aqui na minha "humilde casinha" (que não é lida por quase ninguém, mas enfim... há que ser solidário, vá lá ver!!!). Os resultados serão lançados 5ª feira (por nenhum motivo especial). Não se esqueçam de assinar e deixar o vosso URL (até parece que "domino a cena").
"... em três dias, dê exemplos de frases lamechas como 'azeitoninha do meu Martini'. 1, 2, 3 diga lá outra vez..." :oD
Bjs, M.

25.4.05

Liberdade

Salgueiro Maia - Capitão de Abril
Posted by Hello
Liberdade - faculdade de uma pessoa poder dispor de si, fazendo ou deixando de fazer por seu livre arbítrio qualquer coisa; gozo dos direitos do homem livre; independência; autonomia; permissão; ousadia; - de consciência: direito de emitir opiniões religiosas e políticas que se julguem verdadeiras; - de imprensa: direito concedido à publicação de algo sem necessidade de qualquer autorização ou censura prévia, mas sujeito à lei, em caso de abuso; - individual: garantia que qualquer cidadão possui de não ser impedido de exercer e usufruir dos seus direitos, excepto em casos previstos por lei.
Era uma vez um país a viver num regime ditatorial e em guerra colonial. Era uma vez um grupo de homens descontentes que, depois de algumas tentativas falhadas, levaram a cabo uma revolução que trouxe a liberdade ao povo português. Era uma vez um homem que (para mim) se destacou de todos os outros nas operações desencadeadas, forçando (depois de ter cercado os Ministérios do Terreiro do Paço) a rendição de Marcelo Caetano - o Capitão Salgueiro Maia - que escolhi como herói da data.
E continua a emocionar-me ver as imagens de arquivo da época e os testemunhos de quem viveu dos dois lados do regime. Sinto orgulho naquelas pessoas que fizeram a diferença...
M.

Tomadas de Posse

Foram as notícias que marcaram a actualidade de hoje, senão reparem:
1. Bento XVI foi hj entronado. Pelo que ouvi, o senhor portou-se bem; não caiu ao entrar e sair do "papamobile"; sorriu e abençoou a multidão q.b.... Parece que quem não ficou em gdes contentamentos foi o nosso país vizinho p'lo senhor "no hablar la lengua". Enfim, não se pode ter tudo! Quem por lá passou foi o nosso Primeiro e o sr. presidente da Comissão Europeia. Sentados juntinhos, estiveram em amena cavaqueira e mto bem dispostos durante toda a cerimónia.
2. Ribeiro e Castro assumiu a liderança do CDS/PP e Telmo Correia ficou pelo caminho. E o Paulinho?!?!?! Que tacho vai mexer agora o Paulinho???
3. Eu própria, assumi os comandos do forno esta tarde e fiz um bolo de iogurte que ficou óptimo. Um destes dias abro aqui uma nova rubrica de culinária, ao estilo de um dos mais famosos bosques da blogosfera.
E há 31 anos atrás, a madrugada deste dia começava a deslindar um dos dias mais importantes da história moderna portuguesa.
Bjs, M.

23.4.05

Mr Xavier

Joel Xavier
Posted by Hello
Parece que voltou a chuva, mas pior do que isso voltou o frio; ou pelo menos eu tive...
Que neura desgraçada!!! E o que há de melhor para animar alguém que está com a neura?!?!?! Gastar dinheiro, essa é que é essa! Lá fui para o maior centro comercial da Europa (voltamos à história já quase esquecida da maior árvore de natal), para me arrepender logo a seguir (sábado, dia de chuva... imagine-se onde estava metade a população?!?!?! Pois claro...). Vale-me que tinha a minha rota bem definida e a visita foi rápida. Comprei umas coisitas para compôr o meu "ninho". Voltei para casa mais contentinha.
Já de volta a casa, deu-me uma vontade imensa de ouvir música. Fui ao fundo dos meus caixotes (ainda por arrumar, bem se vê...) e "cacei" o meu Joel.
Desde que me lembro que, nem sei bem porquê, gosto do Joel Xavier embora a maioria das pessoas que conheço não saiba sequer quem ele é! Partilho este gosto p'lo que já foi considerado um dos melhores guitarristas do mundo com o meu querido Paulo. No cd que estive a ouvir - Sr. Fado - Joel Xavier conseguiu, a meu ver brilhantemente, fazer arranjos para guitarra eléctrica de alguns dos nossos fados mais conhecidos. Para mais, sempre o achei um charme. Uma vez vi-o, live and colour, no café-bar d'A BARRACA; tem os olhos e as pestanas mais bonitas de sempre. ;oD. Fica a fotinha (onde acabei de perceber o quão parecido ele é com o R. - Hey, Mr. Vertigo, gde elogio...)
Saturday night + jogo do SCP = "copibreak" c/ monstro homónimo. :o)
Bj, bj, M.

22.4.05

Dia da Terra

Esse é mesmo só o título de hj, como que a marcar presença neste dia porque na verdade não tenho mto a dizer apesar de achar que a conversa da conservação do planeta, blá, blá, blá, embora rebuscada, merece sempre a pena. Acho q todos temos mta consciência do qt temos tratado menos bem a "bichinha", mas somos todos (ou mtos, pelo menos...) mto inconscientes nas atitudes a ter. Enfim... ficamos assim.
Jantarada na casa dos meus mto queridos amigos Nuno&Nô. Equação válida: [(Nuno x Nô) + jantarada /3] + mimos + boa disposição = alma leve. Obgda amigos pela janta e pelo softwear. ;o)
Fim-de-semana prolongado. Ah! Como é bom o "dolce fare niente".
Bj, bj, M.

Coisas Pequenas

Que dia cheio... Cheio de coisas miúdas mas importantes.
O final da manhã encheu-me mais uma vez o ego de bom e de brilho.
Almoçei com o J.F. (eu gostei do nome, não te auto-denuncies!!!). Divertido como sempre... Obgda pela companhia.
Acabei a parte mais enfadonha de tudo o que faço no meu trabalho. Pude soltar um grande "ufaaaa"!
A MINHA cama nova chegou hj. É lindaaaaaaaa...
Recebi a visita da minha querida Bé, da Filipa e do Ben. Está lindo este meu sobrinho emprestado. Olho azul, calminho e uma simpatia sem limites.
Coisas pequenas... em grande.
M.
P.s. - Parabéns ao primo Sérgio que fez hj 30 anos. Saudades primo! Ainda há dois dias andavamos a correr que nem desvairados em Tomar... Bjs.

21.4.05

O Melhor Remédio

Ando tão feliz nestes dias que às vezes tenho receio... "qd a esmola é demais, o santo desconfia"... Mas bom, como não sou santa nenhuma esta regra não se deve aplicar a mim e, por isso, estou feliz e prontussssssssss! Ando encantada... E como diz o anúncio da Optimus (chamaram-me a atenção disto ontem -passo a publicidade): "SEGUE O QUE SENTES"! ;o)
E fiquei melhor ainda neste final de dia; estive a falar com a minha querida Gi, de quem tenho imeeensaaas saudades. A Gi é uma menina-mulher genuína e divertidíssima. Conheci-a num bom momento da minha vida e depois pude verificar-lhe a essência num mau momento. É um bálsamo estar ou falar com ela, mesmo qd não estamos juntas fisicamente e passo a explicar porquê; li há dias que (segundo um estudo recente) praticar a terapia de rir 15 minutos por dia (e quando se fala em rir é gargalhar) duplica a imunidade do corpo às doenças. E eu ri a "bandeiras despregadas", como já vem sendo apanágio cada vez que falamos uma com a outra. Ri até me doer a barriga e as maçãs do rosto...
E sempre ouvi dizer: "rir é o melhor remédio"!!!
Bjs, bjs, M.

19.4.05

Habemus Papam

"... Os 115 cardeais eleitores reunidos no Vaticano escolheram o alemão Joseph Ratzinger esta terça-feira como sucessor de João Paulo II. O novo Pastor da Igreja Católica Romana chama-se Papa Bento XVI. Os sinos da Basílica de São Pedro confirmaram a decisão poucos minutos depois de o fumo branco ter começado a sair da chaminé da Capela Sistina..."
In Correio da Manhã
E pronto; está escolhido o novo sumo pontifície. Boa ou má escolha?!? Ponho as minhas reticências...
Estou feliz hoje; mto feliz e cheia de "borboletas" na barriga. Apesar do dia não me ter corrido particularmente bem, o final da tarde trouxe-me uma série de boas surpresas, que me deixaram um sorriso o mais parolo possível na cara e uma vontade de dizer ao mundo que estou aqui!!! :o)
Entre outras coisas, ganhei finalmente um prémio no workshop que realizámos acerca das ilhas portuguesas. Eu!!! Eu que ainda há uns posts atrás me queixava de que não me saía nada!!!!! E ainda para mais um prémio que vem mesmo, mesmo a calhar!
Beijos, M.

18.4.05

"...Se...

... não receio o erro, é só porque estou sempre pronto a corrigi-lo...", terá dito uma vez Bento de Jesus Caraça, lutador anti-fascista, para além de matemático. Nasceu no dia de hj, mas no início do séc. XX (em 1901). Querendo saber mais sobre ele, podem catrapiscar aqui.
Sei que falo aqui mto de mim e das "minhas" pessoas, mas este é o MEU blog (como aqui já disse) e por isso falo do que e de quem me der na real gana. E se para a semana completamos 31 anos de regime democrático é para que também na blogosfera ele se aplique. Assim, ninguém é obrigado a cá vir; se vem é pq quer, mesmo que seja p/ dizer mal (o que felizmente ainda não aconteceu). E mais acrescento, ainda que assim seja "mais vale um bêbado conhecido do que um alcoólico anónimo", como diz minha caríssima monstra homónima. E "mai'nada"!!!
Hj preciso aqui escrever que a minha P. é uma mulher de M gigante, tipo letra BOLD, tamanho 100 (ou mais...), como mtas serão. Para mim, é como nenhuma outra.
E se...
... de repente alguma coisa começasse a mudar na vossa vida?
... isso vos fizesse sentir bem, mas ao mesmo tempo receosos?
... por tudo e por nada começassem a "ver chifre em cabeça de cavalo"?
... não quisessem aceitar que querem ver e saber o que está a um alcance relativo (tipo "a praia" do Palma)?
Tragam-me o divã vermelho. Já!!! Freud explica... ;o)

E começou hj o Conclave para a eleição do novo Papa, sob o olhar atento dos personagens de Miguel Ângelo convidados a assistir ao "nascimento de Adão". Olhos postos em Roma até se avistar fumo branco e se ouvir dizer "Habemos Papa".

Beijos, beijos, M.

17.4.05

Interrogação

O dia esteve farrusquento hj. Os Domingos já são per si dias quietos (os meus pelo menos); assim chuvosos dão uma moleza no corpo...
Novidade boa: E. & A. darão o nó no próximo Abril. Com direito a anelinho e tudo hã E.?! Toleirona. O "bébé" esmerou-se!!! Eu, fiquei mto feliz. Obgda mais uma vez pela companhia.
Não estou com grande vontade de escrever hoje, talvez pq não tenha mto para dizer. Às vezes só me lembro das coisas à noite, de cabeça enterrada na almofada. Qd assim é fica sempre bem "postar" um poema e rematar em gde, com a mania de que se é gde intelectualóide...
"Não sei se isto é amor. Procuro o teu olhar,
Se alguma dor me fere, em busca de um abrigo;
E apesar disso, crê! nunca pensei num lar
Onde fosses feliz, e eu feliz contigo.
Por ti nunca chorei nenhum ideal desfeito.
E nunca te escrevi nenhuns versos românticos.
Nem depois de acordar te procurei no leito
Como a esposa sensual do Cântico dos Cânticos.
Se é amar-te não sei. Não sei se te idealizo
A tua cor sadia, o teu sorriso terno...
Mas sinto-me sorrir de ver esse sorriso
Que me penetra bem, como este sol de Inverno.
Passo contigo a tarde e sempre sem receio
Da luz crepuscular, que enerva, que provoca.
Eu não demoro o olhar na curva do teu seio
Nem me lembrei jamais de te beijar na boca.
Eu não sei se é amor, será talvez o começo.
Eu não sei que mudança a minha alma pressente.
Amor, não sei se o é
Mas sei que estremeço, que adoecia, talvez,
De te saber doente...”
"Interrogação" - Camilo de Pessanha
M.

16.4.05

A Gafe

Pois hj lá fui eu para o
Hotel Altis Park em Lisboa, para uma "reunião de colaboradores" (descobri que é mto chique dizer-se assim agora) com vista à apresentação da nova programação de Verão 2005.
Tudo corria bem até ao coffee break, após o qual voltámos ao trabalho. Eis senão quando, tive que assumir a minha MEGA GAFE: uma página de visitas opcionais num dos arquipélagos portugueses cujo o título, em letra tamanho 30, está nem mais nem menos do que "EXCURÇÕES OPCIONAIS"... Oooooops!!! O pior de tudo é que para além de ter sido um engano meu ao escrever (pura distracção, juro!), tb fui eu que revi as provas antes da impressão e, mesmo assim passou!!! Que mer@#... Mea culpa, mea máxima culpa.
A tarde foi calma. Mais lavoures; desta vês para outro bébé que está a caminho e que dentro de um mês e qq coisa já deve por cá andar. Qd estiver terminado saco uma fotinha. Tenho que ver mas é se começo a fazer negócio. ACEITAM-SE ENCOMENDAS DE PONTO DE CRUZ.
Mas estou desolada, confesso! Se há dias em que me apetece ficar sossegada em casa, hj ao contrário apetecia-me imenso sair; para dançar, ouvir música, ver pessoas... Os amigos estavam todos ocupados. :o( E esta é a parte (às vezes) menos boa de ter unicamente amigos comprometidos.
M.

Da Vinci

Da Vinci - Auto-retrato Posted by Hello
Faria hj 553 anos, se fosse permitido à vida humana tamanha longevidade...
Nasceu em Vinci, perto de Florença, berço do Renascimento. Foi tornado aprendiz de Andrea del Verrocchio (mestre da renascença). Diz-se que o seu talento e conhecimentos provinham não de fontes tradicionais, mas da observação pessoal e da aplicação prática das suas ideias. "... Leonardo Da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento e isso vê-se nos seus trabalhos; os seus desenhos reflectem a enorme vastidão dos seus interesses... desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática...".
Apesar de os dias no trabalho serem sempre cheios, não há gdes historietas a contar. Amanhã há apresentação dos programas de Verão 2005... 10h00 DA MANHÃ, de um SÁBADO! Enfim... "aguenta e não chora!!!", como diria o Sr. Arquitecto. :oD
Bacci, M.

15.4.05

Coração de Leoa...

... sem conotações futebolísticas!!!
Depois de há uns tempos ter surgido a possibilidade de ter um "desdobramento do 2º som", vulgo sopro ( :o/ ), hj fui ver que tal está a minha "máquina" através de eco + electrocardiograma. Apesar de ter ainda que o mostrar à médica de família, o cardiologista que me fez o eco disse estar tudo bem pela "viagem" que fez.
"... E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração..."
Autopsicografia - Fernando Pessoa
Quer isto dizer que, se calhar, está pronto para começar a bater com um som diferente... ou quase... ;o)
M.
Ps - Querido P. Terrible (assim tipo code name de agente secreto...), obgda pela tua preocupação de hj. MESMO! Beijos.

13.4.05

Cara Lavada

Antes e Depois - By Marta
Posted by Hello
Cá está o meu canto de carinha lavada!!! Perdoem-me a má qualidade da imagem, mas a montagem foi feita por mim e... enfim, não podia ter jeitinho para tudo não é? ;o)
Na foto "ANTES" até parece que dormia numa daquelas barracas clandestinas às portas de Lisboa, mas desenganem-se! De facto as minhas paredes estavam o chamado "verdadeiro nojo", mas convém salientar que nunca foram "Branco-Leite"; eram sim, "Camélia" (coisas a la mode de maman). Mas enfim, pela amostra junta comprova-se que ficou substancialmente melhor depois do "peeling". Estou com a sensação de dever cumprido; a primeira fase está terminada. A partir de agora, e aos poucos, vou compondo as coisas como se brincasse ao "Lego": pecinha aqui, pecinha ali...
Hj foi dia de mais um almoço de aniversário com gentes do trabalho! Adivinhem lá onde?!? (A multidão grita exacerbada: "chinês... chinês... chinês..."). Pois é, só que desta vez nem musiquinha de "palabéns" tivemos; a maquineta avariou e quase nos estragou o festim. O que fizemos?!? Cantámo-la, já que não a ouvimos!!!! :oD Parabéns ao Retorta.
Beijo, beijo, M.

Ilusões

"A alma tem ilusões, tal como o pássaro tem asas; é isso que os mantém no espaço"
É como me tenho sentido ultimamente: a andar no espaço como um pássaro livre, de asas cobertas de ilusões em vez de penas. Consigo ver a diferença entre o que é e o que eu queria que fosse mas neste momento continuo a preferir o sonho, pelo sentimento bom que me tem trazido. Em plena consciência de tudo.
É assim como uma espécie de bebedeira; uma coisa enebriante que poderá ser momentânea mas que enquanto é, vale a pena! Vale tanto a pena, voltar a dar por mim a sorrir por nada e, ao mesmo tempo por tudo. A sorrir, simplesmente.
Hj recebi notícias da P. e da Antónia. A nossa princesa está a crescer a cada dia! Saudades...
Tenho andado por aqui a passear pela blogosfera e vejo blog fantásticos, cheio de coisas e coisinhas, com mto nível, mta "pinta"!!! Preciso aprender a mexer melhor "nisto", para poder partilhá-los aqui... Se alguém estiver a ler isto, cá vai o meu apelo: AJUDA, please!!!
Bacci, M.

11.4.05

Ai, Ui, Ai, Ui...

Podiam mto bem ser interjeições de dor (ou não...) emitidas pelo que já foi o conde mais famoso do país, mas não são! Ou isso ou resquícios de uma noite de sexo desenfreado (que tb não são pq isto é um blog sério e todos nós sabemos que o sexo tem como único fim plausível a procriação e, assim sendo, quem não quer procriar fica sossegado e quieto...).
Foram, isso sim, os sons mais emitidos por mim durante o dia de hj, cada vez que tentava mexer-me p/ o que e onde quer q fosse.
Alguém, por ventura, tirou a matrícula do camião que me passou por cima?!?!
Com a excitação do fim-de-semana até me esqueci do tão mediatizado casamento britânico... Carlos & Camilla casaram finalmente, depois de anos de abnegação. Dizem as más línguas que o príncipe "passou de cavalo para burro", mas não estou nada a ver pq... ;oDD Seja como fôr, tb não deve ter sido fácil andar anos a lidar com a princesa que, como todos sabem, era do povo (marido que se quer digno não gosta que a sua mulher seja de mais alguém para além dele). Isto para concluir que Mr. Charles (vulgo "orelhas") deve ter alguma estaleca para lidar com mulheres ora amadas, ora odiadas por isso: "Está-se bem"!
Hj reli um poema de Alberto Caeiro que me fez todo o sentido - O Amor é uma Companhia:
"... Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar. Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas. Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela. Todo eu sou qualquer força que me abandona..."
M.

10.4.05

"Uma Mulher não é uma Ovelha"

Sábias palavras da mãe C., na sequência da "catrefa" de coisas que fizémos ontem e hoje! Quer ela dizer que "uma mulher atrapalhada é pior que um homem bêbado"!!! :oD É engraçada esta Mãe!!! Mto nos divertimos nós as duas hj, continuando as cenas de bricolage cá em casa! Dia de lixar paredes e pintar! Andou tudo num virote!
Agora, depois de um duche mais do que merecido, "estou que nem posso" e isto nem sequer "lá vai" com uma "Frize"!!!
A madrinha L. fez hoje anos! Parabéns!
Espera-me o sono merecido dos justos! Amanhã não devo conseguir mexer um único músculo! É o que dá a falta de exercício...
M.

E Pronto...

... acabou-se o reinado dos folhos cor-de-rosa, da mobília de solteira, dos peluches em todos os cantos.
Hj fui uma mulher de armas, verdade seja dita. Esvaziei gavetas, desmanchei cama, carreguei estrado, secretárias, computador e afins, tirei cortinados, calhas e prateleiras, piquei parede e tapei fissuras. Ufffaaa! Amanhã é dia de pinturas. Vale-me ter uma assistente que não mete os dedos na ficha, mas que me traz pacientemente todo o material de trabalho de que necessito!!! :oDD
Estive finalmente com o P.. Jantámos os 4 (eu, ele e as mulheres da sua vida) em casa da C.. Enganei-me no caminho. Ao sair em Alverca, voltei a entrar de novo na auto-estrada... ;o/ Tive que ir até V. F. de Xira, pagar 0,55 € de portagem, para voltar a andar para trás, desta vez por estrada nacional, até Alverca. :o(
Estou cansada, mas feliz com o dia.
Vou retemperar forças pq amanhã é dia de luta com rolos e tintas!
M.

9.4.05

Sessão da Noite

Dia cheio e o fim-de-semana à porta!
Fui assaltada pela febre do magnífico Jackpot do euro-milhões e consegui meter os talões "rés-vés, Campo de Ourique" ("ões" pq meti o meu e o da minha mãe; n se pense que fui cheia de ganâncias...).
Sessão da noite com ma chère Simonette. Sideways. Gostei mto e ainda dei umas valentes gargalhadas. Mensagem a reter: mais vale arrependermo-nos do que fizémos, mas com motivo, do que nos arrependermos por ter deixado de fazer e ficar o resto da vida a pensar no que teria sido se... Vou ver se passo estes dias a tentar interiorizar esta informação, minha conhecida de há anos. ;o)
Amanhã espera-me um dia igualmento cheio. De coisas boas espero.
Beijos, M.

8.4.05

Arrumos e Sonhos na Bagagem

O dia esteve lindo hoje. Um sol maravilhoso encheu-me a alma de sentimentos de bom depois de uma manhã atribulada. Com este tempo apetece-me tudo.
Almocei com Mr JQR, que esteve sempre no seu melhor! O menos bom de tudo foi ter despejado todo o sumo de maracujá em cima do tabuleiro e do pão que me pertencia! Obgda pela companhia, J..
No chão do meu quarto já páram os caixotes p/ arrumos dos meus pertences. Este fim-de-semana cuidaremos da zona de dormir! Vai ser difícil peneirar o que fica e o que vai fora; sou do tipo que guarda tudo: o que faz falta e o que não faz. Tenho um handicap forte no que diz respeito a desfazer-me de algumas coisas, até porque sempre que, passado tempos, resolvo deitar fora o que acho que já é "lixo" acaba sempre por me fazer falta no minuto a seguir! :oD
Estou mto entusiasmada com esta nova fase. Que se dane que corra os riscos de parecer infantil; é uma excitação infantilizada do melhor que há, como aquelas meninas que recebem pelo natal o seu 1º kit de cozinha, com mini-fogões, mini-panelas, mini-alguidares, mini-tudo, mas agora em escala ampliada, de forma a adaptar-se ao meu tamanho. Hihihi.
E está nas bancas mais uma edição da Volta ao Mundo. Hoje viajarei até aos Picos da Europa, seguindo para Copenhaga. Depois descerei a Europa até Trieste onde seguirei viagem até à Austrália, qual Captain Cook, só q de avião (que há modernices que valem bem a pena)! Comigo levo apenas a bagagem de mão com um punhado de sonhos, que funcionam como a minha roda dentada. Ah! Levo tb uma companhia mto especial que desperta o melhor de mim. Trarei presentes...
Beijos e até ao meu regresso, M.

7.4.05

Orgulho da Família

B. & P. - By Marta Posted by Hello
Pensei 2 vezes antes de "postar" esta fotografia. Expôr assim a imagem de outrém sem a sua prévia autorização é crime punível por lei, bem sei, mas não resisti em dar-vos a conhecer o orgulho da família: o meu irmão e a MLC (minha linda cunhada).
Não são um amor?!?!?!!? Ah, pois são! Meus queridos, saibam que são o nosso orgulho, mesmo assim... (e se por ventura pensarem em processar-me, eu sei histórias ainda mais reveladoras do que isto :oD). Beijos.
Morreu hj o príncipe protagonista do conto de fadas real - Rainier do Mónaco.
Chegou o MEU colchão novo. Já me safei de dormir no chão!!! É lindooooooooooo.
E há precisamente dois anos atrás a minha vida dava um volta de 180º, sem retorno. Sempre soube que tudo o que senti ia passar, mas tive os meus momentos complicados. Hoje pensei nesse dia, no que aconteceu e percebi que já passou. Fiquei feliz. Consegui "libertar as amarras" como nunca achei q fosse capaz. Qd cheguei a casa, estendi-me a ouvir Palma:
"Tira a mão do queixo, não penses mais nisso
O que lá vai já deu o que tinha a dar
Quem ganhou, ganhou e usou-se disso
Quem perdeu há-de ter mais cartas para dar...
... Somos todos escravos do que precisamos
Reduz as necessidades se queres passar bem...
Que a dependência é uma besta
Que dá cabo do desejo
E a liberdade é uma maluca
Que sabe quanto vale um beijo
Enquanto houver estrada para andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada para andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar..."
"A gente vai continuar" - Jorge Palma
M.

6.4.05

Dinheiro

Hoje tive esta conversa: o dinheiro na minha vida.
Mta gente do meu rol de amigos acha que sou um bocadinho forreta, agarrada, sovina... pura e simplesmente pq não sou do género de gastar mto dinheiro e por ser mto (demasiado, confesso!) ponderada nas minhas aquisições.
Até há alguns anos isso deixava-me furiosa, mas agora é motivo de brincadeira! Costumo dizer que o meu sonho de vida é ter muito dinheiro para guardar debaixo do colchão e que fico doente sempre que a minha conta apresenta um saldo inferior a quatro dígitos. ;oD Não me lembro nunca de ter tido meses em que tinha que recusar um aniversário, uma saída ou o que fosse por não ter dinheiro ao fim do mês...
Nesta fase em que me encontro, nada me tem dado mais gozo do que gastar o meu dinheiro comigo, com as minhas coisas, agora que me vou tornar uma "quase-proprietária". Mesmo com as mais ridículas me parece o dinheiro melhor gasto de sempre!!! Hoje comprei um balde e uma esfregona para os meus ataques de "fúria da limpeza" e, imaginem, saí do hipermercado com um sorriso enorme, agarrada orgulhosamente ao meu baldinho cinzento!!! Imaginem qd tiver um filho!!! :oDDD
E assim vai aumentado o rol do meu 'xoval (que não foi a freguesa quem deu. Ah pois que não foi!!!). Estou a tornar-me uma moçoila de dote agradável (mas sem flôr de laranjeira, que isso até me dá alergia. ;o) ).
Beijos, M.

5.4.05

Pessoas

Regressei ao trabalho após ter gasto os controversos dias de férias que acumulei ao longo de dois anos. Agora resta saber onde vou gastar os deste ano, para que não aconteça o mesmo!!!
Falei com o P.. Sábado jantamos finalmente juntos, após três meses de ausência física! Já sei "môri", vou levar duas garrafas de verde, p/ beber fresquinho! Anotei o recado direitinho, sim?
Estou um bocadinho nostálgica hoje, talvez melancólica. Tenho saudades das pessoas; das "minhas" pessoas e das que não são minhas. Saudades das pessoas que me fazem bem só de as sentir perto, das que me mimam e que com isso me fazem sentir querida.
Pensando nas pessoas da minha vida, acho q cheguei a uma altura em que tenho sorte, em todas as que habitam o meu "Bairro do Amor". São pessoas que me fazem falta, com quem me apetece falar de sucessos e fracassos, de amores e desamores, de fragilidades, de conquistas. Sem grandes pudores. Arrisco até a dizer que mesmo naquelas que vão chegando de novo tenho tido sorte. Até essas, à sua maneira, me fazem sentir bem.
O Pastor Amoroso
"Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz."
Alberto Caeiro - O Guardador de Rebanhos - IX
Bacci, M.

3.4.05

Lavoures II

Girafa Gi - By Marta
Posted by Hello
Hj tive um dia domingueiro na sua verdadeira definição (Dia Domingueiro - Dia em que não se faz nada de extraordinário a não ser "bezerrar"). Acordei com a televisão em volume elevado a dar as exéquias fúnebres do papa, o que ditou o meu humor quase para o resto do dia.
Hoje a nossa Antónia faz 1 mês; um mês que aposto tem sido dos mais mágicos na vida da minha Pat. e do seu G.. Acabei um presente; a girafa Gi vem para fazer companhia à nossa pimpolha sempre que ela quiser!
E para me gabar, sou uma bordadeira de mão cheia, veritat? ;oD
Mais novidades: os meus queridos amigos Ana&Hélder darão o nó dia 8 de Outubro. A A. veio visitar-me nesta tarde de tempo incerto. Fiquei contente!
M.

Por Quem os Sinos Dobram?

Impressiona-me pensar como o mundo esteve de olhos postos em Roma durante os últimos dias, à espera de um anúncio de morte.
Bem sei que não devo ser original no post de hoje mas não podia passá-lo sem falar de Karol Wojtyla, o Cardeal e Arcebispo de Varsóvia que foi recebido pelo mundo com um longo momento de silêncio e um "Quem é?", aquando da sua eleição a papa em 1978. Fora o primeiro papa não-italiano em 456 anos e o primeiro polaco entre os 264 papas da história da Igreja. Faço-o pq tb eu faço parte do rol de pessoas que nutria uma simpatia especial pelo Papa João Paulo II, apesar de algumas opiniões mais conservadoras relativas às leis do catolicismo.
"... Nascido num dia de eclipse solar, a 18 de Maio de 1920, cedo órfão de toda a família, Karol Woityla já era um peregrino antes de suceder ao curto pontificado de João Paulo I. Correu a Terra rezando pela paz e pelo entendimento entre os homens. Sobreviveu, quase por milagre, a atentados e delicadas operações cirúrgicas...". Morreu hj às 21h37 (hora de Roma), depois de anos de visível sofrimento, acentuado nos últimos meses, particularmente nestes últimos 4/5 dias.
Quero acreditar na determinação que demonstrou em reinar até ao fim, "... em nome de Deus e dos homens...", por vontade própria e não por imposições inerentes ao cargo que ocupava. Certa vez, depois de ter sido questionado relativamente à sua continuação no papado apesar do sofrimento causado pela doença (Parkinson), terá dito: "Cristo tb não desceu da cruz...".
E foi assim que, por Karol Wojtyla, os sinos dobraram hoje por todos os cantos do mundo.
Mas pq a vida continua por cá e pelo resto do mundo, hj fiz as minhas extravagâncias e comprei umas coisitas para o meu "ninho" (to be...) :o)). A chuva caiu como em nenhum dia de Inverno deste ano... Venha ela!
M.

1.4.05

Santo Padre

À semelhança do que aconteceu com a morte da irmã Lúcia há uns tempos atrás, este dia hj foi um corropio com as notícias de dia inteiro acerca da saúde do Sumo pontífice, com "últimas horas" de 5 em 5 minutos ora "agravou-se" ora "está estável" ora "não há esperanças"... É sem sombra de dúvidas uma pessoa do mundo e um marco gigante na história da igreja católica.
Noite de cinema. Fui com a "Sandrine Marie" (the new theatre star) ver Birth, com Nicole Kidman. Um bocadito desconcertante. Depois fomos até ao Galeto trincar qq coisa e deitar conversa fora; a mesma de sempre mas a única que neste momento parece fazer sentido...
E mais um dia para comemorar qq coisa. Desta feita, as mentiras. Segue-se mais um fascículo (a juntar aos restantes já fornecidos anteriormente) acerca.
A "coisa" surgiu em 1564, em França, com a adopção do calendário Gregoriano. Até então o ano começava na semana entre 25 de Março e 1 de Abril (aquando do equinócio de Primavera). A partir desse novo calendário o ano passou a ter início a 1 Janeiro. Muita gente (por ignorância e conservadorismo) recusou-se a acreditar nesta alteração, tornando-se motivo de chacota dos adeptos do novo calendário, que passaram a tratá-los por “Tolos de Abril”, convidando-os para festas imaginárias a 1 de Abril, onde lhes pregavam toda a espécie de partidas. Uns malucos estes franceses. Digo mesmo mais: uns malucos!!!
Outra explicação: há quem lhe dite a origem no festival romano da Cerelia, que celebra a história de Proserpina (um rico nome para uma criancinha que se queira traumatizada pela vida fora). Parece que a rapariga um belo dia, colhia lírios no vale quando foi raptada por Plutão (deus romano dos infernos). A mãe Ceres (que tinha a seu cargo a Pasta da Agricultura), ficou tão atrapalhada que começou a procurá-la sem grande organização, o que a levou a resultados ZERO e a associação à mentira, à falsidade. Mais tarde o português chamou a este tipo de procedimento a “caça aos gambuzinos”, que é como quem diz, a coisa nenhuma.
Início do mês, dia de provérbio popular (que nesta "casa" brejeirice e sabedoria popular são palavras que constam no dicionário):
"Abril frio e molhado enche o celeiro e farta o gado"
Hj senti a falta...
M.

Let's Learn English with Mr. President

Moron Posted by Hello
Lufa (entre outros) s. f. - afã; azáfama. Afã (entre outros) s. m. - trabalho penoso; lida; canseira.
Uma lufa lufa pegada. Foi assim o meu dia; a manhã foi a cuidar de mim (que tb preciso!) e a tarde foi passada entre casa e a FIL, a servir de motorista do meu pai que precisou ir lá levar automóveis para a
feira de clássicos deste fim-de-semana.
Foi maçador confesso. E como esteve um calor anormal - 28 Cº - para esta época primaveril (para além de outra "peripécias" que foram acontecendo enquanto assumi o papel de "Ambrózio"...), fiquei mole e um bocado birrenta e aborrecida.
Falei com a minha Nocas!!! Que saudades. Tantas, tantas...
Se houve coisas boas na minha vida há dois/três anos atrás, uma delas foi a entrada nela de algumas pessoas especiais, que foram ficando; aquelas que quero preservar pq valem a pena. "As pessoas entram na nossa vida por acaso, mas não é por acaso que permanecem". A Nocas é uma delas, bem como a Gi... Pequenos tesouros (cheios de qualidades e defeitos com os quais tenho aprendido mto) que encontrei e que, como tal, pretendo guardar.
Mas nem tudo são tristezas. Hoje a E. mandou-me um mail brilhante. Vou deixar aqui o link. É hilário:
http://masteroni.student.utwente.nl/hu.html
Amanhã se calhar vou ver a princesa A. e rainha-mãe P..
Bjs, bjs, M.